João Pessoa
Feed de Notícias

Comitê Gestor define ações do Plano Juventude Viva

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 - 15:51 - Fotos: 

O Comitê Gestor do Plano Juventude Viva se reuniu na tarde dessa terça-feira (28) na Casa dos Conselhos, em João Pessoa, com o objetivo de articular, monitorar e coordenar ações por meio da atuação compartilhada entre órgãos públicos e privados. A reunião teve a presença da representante da Secretaria Nacional de Juventude e responsável pela articulação do plano na Paraíba, Suzani Silva.

Participaram da reunião, representantes da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Fundac). Dos municípios onde funcionará o plano, marcaram presença os representantes de Bayeux, Patos e Campina Grande.

De acordo com a gerente executiva de juventude da Sejel, Joana D´Arc, o Juventude Viva funcionará também em João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita. “Será uma ação importante para o enfrentamento da mortalidade da juventude negra e pobre do Estado”, disse.

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, afirmou que o trabalho voltado para a juventude é uma das metas do Governo do Estado. “De 2011 pra cá, inúmeras ações voltadas para a juventude foram realizadas, como a Conferência Estadual de Juventude, o convênio para o Juventude Viva, o Festival Estadual de Juventude, além da eleição dos conselheiros estaduais”, destacou Tibério.

Como funciona – O Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, denominado Juventude Viva, foi lançado na Paraíba por meio de um convênio entre a Secretaria Nacional de Juventude e o Governo do Estado. O convênio chega para os municípios onde a população jovem negra se encontra mais vulnerável. Além da Capital, serão contempladas as cidades de Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Patos e Santa Rita.

Depois de Alagoas, a Paraíba é o segundo estado a aderir ao Plano. Em julho, a coordenação do Juventude Viva, integrada pela Secretaria Nacional de Juventude e pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, realizaram uma visita técnica ao Estado para discutir com os secretários estaduais e municipais e suas respectivas equipes, além de representantes de conselhos de juventude, as ações que serão implementadas. Nesta primeira fase do Plano na Paraíba, estão previstos investimentos de mais de R$ 70 milhões em ações na área da saúde, educação, cultura, geração de emprego e renda, esporte e lazer, entre outras.

O Juventude Viva é uma iniciativa do Governo Federal e conta com a participação de 11 ministérios. O Plano direciona ações para as regiões com os mais altos índices de violência contra jovens negros, com o objetivo de prevenir e reduzir a vulnerabilidade destes jovens através da expansão das políticas públicas nestes locais.

Estações de Juventude – Na reunião, ficou decidido que o Governo do Estado disponibilizará duas estações de juventude, sendo uma rural e outra urbana, para oferecer serviços, informações, realizar atividades de arte e cultura, além de outros benefícios para o segmento.