João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inicia campanha de vacinação emergencial contra sarampo

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 - 15:27 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

26.02.14 vacinacao sarampo fotos walter rafael 181 270x192 - Governo inicia campanha de vacinação emergencial contra sarampoA Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou nesta quarta-feira (26) uma campanha emergencial de vacinação contra o sarampo nos municípios de João Pessoa, Conde, Santa Rita, Cabedelo e Bayeux. O objetivo é imunizar crianças de seis meses a cinco anos de idade na tentativa de interromper a cadeia de transmissão do sarampo na região Nordeste, já que há um surto da doença nos estados do Ceará e Pernambuco.

O Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização (PNI), solicitou o início da campanha nestes municípios antes do Carnaval e com data de término para o dia 14 de março”, explicou Talita Tavares, gerente executiva de Vigilância em Saúde, da SES.

26.02.14 vacinacao sarampo fotos walter rafael 2 270x192 - Governo inicia campanha de vacinação emergencial contra sarampoAs vacinas estão sendo oferecidas nas Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 17h. Na Unidade Integrada do Rio do Meio I e II, na cidade de Bayeux, muitas mães levaram seus filhos logo cedo. A agente de saúde Gilvânia de Sousa disse que fez questão de levar a filha Yasmim, de seis meses, logo no primeiro dia da campanha.

A comerciante Rosineide de Sousa também levou Lívia, de dois anos e nove meses logo nas primeiras horas da campanha. “Vim no primeiro dia para evitar o tumulto de quem deixa as coisas para última hora”, disse. Rosineide lembrou de um detalhe importante nesta campanha: a filha dela já é vacinada e mesmo assim tomou o reforço.

26.02.14 vacinacao sarampo fotos walter rafael 13 270x192 - Governo inicia campanha de vacinação emergencial contra sarampoSegundo a coordenadora da Vigilância em Saúde de Bayeux, Rosiene Sarinho, no trabalho feito com a comunidade foi muito enfatizada esta questão do reforço. Em Bayeux, são 6.900 crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos e a expectativa é que a cobertura vacinal seja de 95%. “Desde a primeira reunião com a SES que nós não paramos de mobilizar a comunidade e o Governo do Estado vem sido muito parceiro nosso em todas as ações que a prefeitura desenvolve”, reforçou.

Segundo Talita Tavares, o Governo do Estado está repassando 70 mil doses extras da vacina tríplice viral a esses cinco municípios para intensificar a imunização contra o sarampo, além de rubéola e caxumba. “Para facilitar a adesão e cobertura da vacina, as Unidades de Saúde destes municípios trabalharão com um dia D para a campanha que será no dia 8 de março, das 8h até às 17h. Nas cinco cidades espera-se vacinar 95% de 70.747 crianças nessa faixa etária”, explicou.

Importância da Vacinação – O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade que pode atingir crianças e adultos. A transmissão acontece diretamente de pessoa para pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Em 2013, o Ministério da Saúde registrou 200 casos da doença, sendo 190 na região Nordeste.