João Pessoa
Feed de Notícias

Ambulatório para travestis e transexuais é destaque no Ministério da Saúde

terça-feira, 17 de dezembro de 2013 - 17:32 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

17.12.13 laboratorio transexual clementino fraga fotos walter rafael 41 270x202 - Ambulatório para travestis e transexuais é destaque no Ministério da SaúdeO Ambulatório para Travestis e Transexuais (TT) do Complexo Hospitalar de Doenças Infecto-contagiosas, Clementino Fraga, que integra a rede de saúde do Estado, foi escolhido pelo Ministério da Saúde para participar II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (Expogep). A mostra vai acontecer no período de 2 a 5 de fevereiro de 2014, em Brasília. O espaço foi inaugurado há seis meses. O serviço é o sexto do Brasil e o primeiro do Nordeste.

No evento, a diretora do geral do Clementino Fraga, Adriana Teixeira, vai fazer uma apresentação oral sobre o “Direito à Saúde e Diversidade’ onde será apresentado o trabalho realizado na Paraíba. O trabalho teve a co-autoria da gerente do Espaço LGBT da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana do Estado, Roberta Schultz, que é parceira do Clementino Fraga.

17.12.13 laboratorio transexual clementino fraga fotos walter rafael 5 270x202 - Ambulatório para travestis e transexuais é destaque no Ministério da SaúdeO trabalho que será apresentado na Expogep, segundo explicou Adriana Teixeira, é um levantamento das experiência exitosas voltadas para a população LGBT. O corpo de profissionais do ambulatório é formado por ginecologistas, endocrinologistas, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fonoaudiólogos. “O ambulatório do Clementino Fraga é o mais completo do Brasil e se tornou referência para outros Estados”, destacou Adriana Teixeira.

Ela explicou que, para a implantação desse serviço, houve uma ampla discussão entre o Governo do Estado, por meio das Secretarias da Saúde e da Mulher e Diversidade Humana com o movimento LGBT que reivindicava um local para cuidar da saúde integral desta população. “A inauguração do ambulatório representa um momento importante na saúde da Paraíba, que é a igualdade de direitos que está sendo oferecida à população LGBT”, afirmou Adriana Teixeira.

De acordo com ela, os avanços alcançados nos últimos anos no que diz respeito à saúde da população LGBT, mostram a determinação do Governo em oferecer um atendimento com qualidade e eficiência sem discriminação. “Essa escolha por parte do Ministério da Saúde mostra que estamos no caminho certo e significa mais um incentivo para continuarmos na nossa luta diária em favor da saúde do nosso Estado”, enfatizou Adriana Teixeira.

17.12.13 laboratorio transexual clementino fraga fotos walter rafael 2 270x202 - Ambulatório para travestis e transexuais é destaque no Ministério da SaúdeSobre o ambulatório – O ambulatório TT foi inaugurado no dia 24 de Julho de 2013 e fica situado no anexo do Complexo Hospitalar de Doenças Infecto-Contagiosas Dr. Clementino Fraga. O primeiro atendimento foi realizado no dia 25 de agosto de 2013. Nesses seis meses de funcionamento, foram atendidas mais de 350 pessoas. O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, nos dois turnos. De manhã das 7h às 11h e à tarde das 13h às 17h. Todo atendimento deve ter marcação prévia.

O Ambulatório TT é um espaço específico para o atendimento da população de travestis e transexuais dos 223 municípios paraibanos e mais dois Estados da região Nordeste: Pernambuco e Rio Grande do Norte. Após encaminhamento da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, o Prontuário é aberto e cada pessoa recebe o cartão do usuário. Munido desse cartão, o paciente faz o agendamento para uma das especialidades existentes no ambulatório TT. Os telefones para contato: são (083) 3218-5415 e 3218-5416.

Sobre a mostra – A II EXPOGEP dará visibilidade e reconhecimento às experiências exitosas em gestão estratégica e participativa implementadas no âmbito doSistema Único de Saúde (SUS) ao longo dos seus 25 anos. A Segunda Mostra marcará também os 60 anos do Ministério da Saúde (MS) e os 10 anos da Secretaria de Gestão Estratégica Participativa.