João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa cria Sistema de Informação em Vigilância Sanitária e realiza recadastramento de empresas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014 - 09:38 - Fotos: 

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) desenvolveu um sistema web denominado Sistema Estadual de Informação em Vigilância Sanitária (SisVisa) para proporcionar maior agilidade e eficiência no processo de recepção e tramitação dos documentos relacionados às empresas sujeitas às ações de vigilância sanitária em todo o Estado.

Para garantir a eficiência do novo sistema, que passa a funcionar a partir do dia 3 de fevereiro (segunda-feira) deste ano, será realizado o recadastramento de todos os empreendimentos enquadrados na área de competência da agência reguladora, tanto nas categorias de Alimentação e Serviços de Saúde quanto nas áreas de Medicamentos, Produtos e Toxicologia, e ainda na área de Ciência e Tecnologia Médica, segundo confirmou a diretora geral da Agevisa/PB, engenheira de Alimentos Glaciane Mendes.

“Basicamente, a função do sistema é padronizar rotinas ligadas à vigilância sanitária, como cadastros e consultas processuais de estabelecimentos e de profissionais autônomos ou liberais que fornecem produtos e serviços”, explica Fernando Júnior, que integra os quadros da Gerência Técnica de Informação, Comunicação e Sistemas de Vigilância Sanitária da Agevisa/PB.

Ele acrescenta que “o sistema também está capacitado para gerar procedimentos relacionados a requerimentos, fichas de encaminhamento e alvarás sanitários”, e observa que o cadastramento das atividades das empresas junto à Agevisa está compatibilizado com o Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta compatibilidade, de acordo com a diretora geral Glaciane Mendes, é fundamental para as estratégias da Agevisa por se tratar de uma ferramenta que permitirá à agência mensurar a eficiência de suas ações. “Por meio dela, poderemos saber qual o percentual de regulados estamos inspecionando no Estado da Paraíba em relação ao universo total. Assim estaremos cumprindo parte de nossas propostas estratégicas de gestão, que trata da criação dos indicadores de desempenho, que têm por objetivo a contínua busca da excelência na ação regulatória, cuja premissa básica é a prevenção do risco à saúde em sua totalidade”, enfatiza.

Avanços na gestão das informações – Sobre a viabilidade do SisVisa, Fernando Júnior lembra que os sistemas web, como são conhecidos, trazem vantagem na gestão da informação porque facilitam a captação de dados em grandes áreas (como é o caso do Brasil). “Seu processamento é centralizado, o que diminui a chance de perda ou dano dos dados. Além disso, esses sistemas fornecem, de forma bastante rápida, informações importantes para tomadas de decisão. Enfim, há muitos benefícios na utilização de sistemas desse tipo por empresas que possuem a necessidade de processar algum tipo de informação”, comenta.