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Funcionários do Hospital de Trauma tomam posse na Cipa

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014 - 10:08 - Fotos: 

Tomaram posse, no auditório da unidade hospitalar, os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, para a gestão 2014/2015. A comissão é composta por membros de um grupo de representantes dos empregados, que foram eleitos, e de um grupo de representantes do empregador, que foram indicados pela direção. Foram empossados o presidente e vice, secretário, membros e suplentes.

Representando o empregador, o nome escolhido para a presidência da Cipa é o da coordenadora da Assessoria Jurídica do Hospital de Trauma, Karin Azevedo. Já com relação aos empregados, Leide Néria Carvalho, coordenadora de enfermagem da Emergência, foi eleita vice-presidente. Antes da posse, o grupo participou de um curso de 20 horas de duração ministrado por profissionais de uma empresa de Segurança do Trabalho.

A eleição aconteceu dentro das expectativas e esperamos a participação, o envolvimento e o empenho de todos os membros para que o nosso trabalho tenha êxito”, ressaltou a funcionária nomeada para o seu segundo mandato como presidente da Cipa do Hospital de Trauma, Karin Azevedo. “A Cipa tem uma importância muito grande para a instituição, principalmente pelo seu caráter preservacionista, primando pela integridade física dos funcionários e do patrimônio, e é com muito orgulho que presido mais um ano a gestão da Cipa”, completou.

Em seu discurso de posse, a vice-presidente Leide Néria Carvalho enfatizou que toda empresa deveria valorizar a Cipa e parabenizou o Hospital de Trauma e a direção por sempre se fazer presente e motivar a equipe de cipeiros. “O êxito da segurança no trabalho depende de cada profissional, seja ele membro eleito, suplente ou indicado, mas também de todo corpo funcional do Hospital e seus gestores”, frisou.

Para o técnico de segurança no trabalho, Ronaldo Roberto, entre as principais atribuições da Cipa está a divulgação aos servidores de informações relativas à segurança e saúde no seu local de trabalho. “Além de divulgar e promover o cumprimento das normas regulamentadoras, é preciso fazer um trabalho vigilante de prevenção de acidentes, proporcionando um ambiente salubre para a preservação da saúde do trabalhador”, ressaltou.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é amparada no Artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e também na Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5), cuja aprovação foi feita através da Portaria nº 08/99, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.