João Pessoa
Feed de Notícias

Funcionários Arlinda Marques participam de carnaval fora de época neste sábado

sexta-feira, 14 de março de 2014 - 15:56 - Fotos: 

Funcionários do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integram a rede hospitalar do Estado, participam neste sábado (15) do Carnaval Fora de Época da unidade de saúde.  O evento começa a partir das 10h30 no Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SintesPb), localizado no caminho da Praia da Penha. A expectativa dos organizadores é de cerca de 150  pessoas deverão participar do evento.

Rosilda Varela, coordenadora de Eventos do Hospital,  explicou que festa terá a participação da Banda Marcial da Polícia Militar, além de jogos Masculino e Feminino formados pelos próprios servidores. O evento também vai contar com a participação do Complexo Hospitalar Clementino Fraga e do Hemocentro que irão fazer suas divulgações sobre a importância tanto da doação de sangue  e quanto do uso da camisinha.

Mais informações - O Complexo de Pediatria Arlinda Marques realizou  cerca de 380 mil procedimentos em  crianças durante o ano de 2013, entre exames, atendimentos de urgência, emergência e internações.  As informações foram repassadas  pelo diretor técnico do hospital, Fabiano Oliveira de Alexandria. Ainda segundo os dados, nesse mesmo período, foram realizadas 2.955 cirurgias nas especialidades de cárdio vascular, neurológicas,  ortopédicas, otorrino, plásticas, dentre outras, entre elas 2.326 cirurgias foram eletivas\pediátricas e 631 de urgência.

Fabiano Alexandria salientou que o grande número de procedimentos realizados se deve ao fato de que após alguma modalidade de atendimento é comum a criança realizar  exames complementares, como de laboratório e de imagem, e assim, cada um destes exames é contabilizado como procedimento realizado, demonstrando e fortalecendo a importância do Complexo de Pediatria Arlinda Marques para a saúde infantil.

O diretor geral do Hospital Bruno Leandro de Souza explicou que o  Arlinda Marques hoje é referência no atendimento de média e alta complexidade em Pediatria na Paraíba e que o Governo do Estado não tem medido esforços para garantir uma saúde com qualidade e eficiência a população paraibana não só na área de pediatria, mas de uma forma em geral.  “ É visível as ações do Governo do Estado em todas as regiões da Paraíba não só na área de saúde mas também em outros setores considerados importantes para o desenvolvimento do Estado e para o bem estar da população paraibana”, comentou o diretor.

O secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza  destacou que o Governo do Estado sempre tem buscado firmar parcerias com entidades e organizações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população paraibana não só com relação à saúde   mas com a prestação de um serviço com qualidade, eficiência e humanizado como também em outras pastas da administração estadual. ‘Eu acredito que hoje o diálogo, o trabalho conjunto entre as três esferas de governo e a sociedade civil organizada é o caminho para a solução de vários problemas e isso que o governador Ricardo Coutinho vem fazendo a frente dos destinos da Paraíba’, enfatizou o secretário.

 Waldson Souza explicou que agora a saúde na Paraíba vem sendo feita de forma transparente e clara com a participação dos municípios “Quem está lá no município sabe o que está acontecendo e pode dizer o que deve ser feito para melhorar a situação. Foi justamente isso que o Governo do Estado fez logo no início da gestão e vem fazendo até hoje: ouvindo os reclames da população e juntos buscando a saída para os problemas de forma democrática e direta”, disse o secretário.

 Ele lembrou que desde o início da gestão a saúde começou a ser pensada como um sistema, e não como uma colcha de retalhos de eventos separados que, no final, resultava em pouca coisa. “Ao longo desses anos, o Governo do Estado enfrentou problemas para administrar e colocar a saúde para funcionar devido à situação de descaso e sucateamento em que encontrou a rede hospitalar. Mas com determinação e força de vontade e a parceria com os municípios a população paraibana de fato está podendo desfrutar de um sistema de saúde com qualidade e eficiência” avaliou.