João Pessoa
Feed de Notícias

Tarifa Verde melhora a vida de agricultores irrigantes na Paraíba

sexta-feira, 14 de março de 2014 - 17:12 - Fotos: 

tarifa verde melhora a vida de agricultores irrigantes da paraiba 2 270x202 - Tarifa Verde melhora a vida de agricultores irrigantes na ParaíbaAgricultores familiares de Itaporanga, no Alto Sertão paraibano, começaram a vislumbrar um futuro com mais dignidade. O programa Tarifa Verde é o principal responsável pela melhoria na qualidade de vida das famílias agricultoras, especialmente aquelas que trabalham com pequenas irrigações frutíferas e de alimentos básicos.

O agricultor Rodrigo Pita Pereira, da comunidade Catolé, orientado pelo extensionista Wendell Max, foi contemplado com um kit de irrigação Tarifa Verde e está cultivando milho e feijão. Segundo ele, que trabalha também com a criação de pequenos animais, as culturas estão em fase de desenvolvimento, mas já vislumbra perspectivas de uma excelente produção mediante os padrões técnicos aplicados.

tarifa verde melhora a vida de agricultores irrigantes da paraiba 3 270x202 - Tarifa Verde melhora a vida de agricultores irrigantes na ParaíbaNa região administrativa da Emater em Itaporanga, segundo a coordenadora regional Roméria Pereira, foram instalados cerca de 40 medidores dupla tarifa. Ela adiantou que a Emater está orientando as 15 coordenadorias regionais e os 223 escritórios locais para continuarem cadastrando novos agricultores familiares irrigantes, visto que a meta estabelecida pelo Governo do Estado é atingir quatro mil beneficiários até 2015.

De acordo com o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, o programa Tarifa Verde tem beneficiado vários municípios e aumentado a rentabilidade dos produtos trabalhados sob regime de irrigação, diminuindo o custo da energia, uma vez que a tarifa é reduzida em 73%, com uso de medidores dupla tarifa.

tarifa verde melhora a vida de agricultores irrigantes da paraiba 4 270x202 - Tarifa Verde melhora a vida de agricultores irrigantes na ParaíbaO Programa de Eficientização de Uso da Água e da Energia, denominado Tarifa Verde é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Agricultura e Receita estadual, em parceria com a Energisa. Cabe à Emater a responsabilidade de cadastrar, selecionar e assistir os beneficiários do programa tanto na transferência de tecnologia, quanto na orientação, para que cada agricultor irrigante busque perante à Aesa a outorga para uso da água e à Sudema, o licenciamento para operacionalizar o sistema.

Lançado no ano passado, o Tarifa Verde cadastrou até agora 464 agricultores, dos quais 447 já foram selecionados e a Energisa está concluindo a instalação dos medidores. A ação tem investimento de R$ 3,3 milhões por parte do governo estadual e contemplará 4 mil agricultores irrigantes até dezembro do próximo ano. Além de reduzir os custos dos agricultores com energia elétrica, o programa incentiva o uso de sistemas de irrigação mais eficientes, contribuindo assim para o uso racional da água, do solo e da energia elétrica.

tarifa verde melhora a vida de agricultores irrigantes da paraiba 1 270x202 - Tarifa Verde melhora a vida de agricultores irrigantes na ParaíbaPara o diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, o Tarifa Verde representa um passo importante para a agricultura sustentável. Ele ressalta a importância do programa, destacando o interesse do governador Ricardo Coutinho, “que tem envidado esforços no sentido de oferecer uma assistência técnica continuada e de qualidade à agricultura familiar paraibana” enfatizou.