João Pessoa
Feed de Notícias

Unidade de Pronto Atendimento de Santa Rita realiza 180 atendimentos diários

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 - 16:28 - Fotos: 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24 horas) de Santa Rita, serviço que integra a Rede de Saúde do Estado, atende diariamente 180 usuários: 100 atendimentos clínicos e 80 na área de pediatria. Localizada no bairro de Tibiri II, a unidade presta serviço à comunidade da zona rural e de várias cidades próximas, a exemplo de Capim, Mamanguape, Lucena, Sapé e Bayeux.

Segundo a diretora geral, Carolina Domiciano, os casos mais comuns de atendimento são hipertensão, diabetes, intoxicações, diarreia, viroses, cardiopatias graves, convulsões e enfartos. “Para os casos mais graves, nós prestamos o primeiro atendimento, fazemos a estabilização e em seguida realizamos a transferência para os hospitais de referência, por meio de uma parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, explicou a diretora.

A Unidade de Pronto Atendimento conta com clínicos gerais, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, técnico de laboratório, um assistente social, maqueiro, além do pessoal de apoio e recepção. O local ainda possui um laboratório, que funciona 24 horas, onde são realizados, por dia, cerca de 150 exames, além de 80 raios x e 40 eletrocardiogramas. O telefone da UPA de Santa Rita é o 3217-5535.

Como funciona– A UPA é construída através de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e municípios para desafogar os hospitais na área de urgência e emergência, sendo uma unidade intermediária entre os Programas de Saúde da Família (PSFs) e os hospitais. As unidades são implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.