João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Patos passa por realinhamento no atendimento

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 - 11:18 - Fotos:  Secom-PB

Hospital Regional de patos Dep.Janduhy Carneiro EP 208 270x180 - Hospital de Patos passa por realinhamento no atendimentoResponsável pela maioria dos atendimentos do Sistema único de Saúde no Sertão paraibano, com demanda de 900 mil pacientes dos municípios polarizados por Patos, o Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro passa por um realinhamento. A medida foi anunciada na tarda terça-feira (7), pelo secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, durante visita a unidade hospitalar.

De acordo com o gestor, as mudanças vão agilizar os serviços e disponibilizar atendimentos de alta complexidade. “A Secretaria de Estado da Saúde iniciou o processo de apoio ao Hospital Regional de Patos com realinhamento em diversos setores priorizando o acompanhamento das atividades das diversas áreas técnicas”, explicou.

Ainda segundo Waldson, o objetivo das mudanças é implantar parâmetros para que os procedimentos sejam cumpridos.“Estamos tomando medidas administrativas junto à direção técnica, à administração hospitalar e logística sobre os materiais que precisam ser padronizados. É um hospital que terá um perfil de alta complexidade em ortopedia, cirurgia geral, de especialidades médicas, cruciais para que atendam às necessidades da população. Estamos redefinindo o perfil assistencial da unidade a fim de enquadrar o mesmo ao perfil de alta complexidade”, detalhou Waldson.

Nos próximos dias, começa a funcionar na unidade de saúde o serviço de egresso de traumatologia, ortopedia e cirurgia geral. Serão dois dias da semana para atender pacientes que passaram por procedimento cirúrgico no Janduhy Carneiro e que precisam receber avaliação médica. O serviço também vai disciplinar o atendimento e reduzir as filas. “Dentre as principais mudanças, a SES está atua, neste momento, fortemente nas áreas administrativa e técnica, com foco no planejamento completo da unidade articulado com toda a região de saúde”, informou o secretário.

Eletivas – Waldson enfatizou que o perfil do Regional de Patos é o atendimento de urgência e emergência, mas que as cirurgias eletivas vão continuar. Um cronograma está sendo montado e equipes vão ser formadas para os procedimentos ortopédicos, vasculares e cirurgias gerais. Sobre a infraestrutura hospitalar, ele recordou os investimentos como a recuperação de todas as enfermarias, abertura de novas áreas, como a de AVC, aquisição de equipamentos que ultrapassam R$ 2 milhões.