João Pessoa
Feed de Notícias

Unidade de Queimados do Hospital de Trauma de João Pessoa atende quase 30 pessoas em oito dias

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 - 16:05 - Fotos: 

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, atendeu na madrugada desta quarta-feira (8) mais uma vítima de queimaduras em sua Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ). O morador de rua Carlos Roberto deu entrada às 2h48 desta quarta-feira (8) na unidade, vítima de queimaduras nas pernas por chamas. O paciente faz parte dos quase 30 usuários atendidos no Hospital de Trauma de João Pessoa vítimas desde mesmo tipo de acidente.

Nos primeiros oito dias de 2014, 27 pessoas foram atendidas com ocorrências de queimaduras, segundo dados do Sistema Inteligente de Tecnologia em Saúde (Sits). O principal motivo das entradas na unidade foi pelo contato com líquidos em alta temperatura, em seguida, aparecem o manuseio com fogos de artifício, chamas, entre outros.

Segundo o cirurgião plástico do Hospital, Emilton Amaral, o Hospital de Trauma de João Pessoa é especialista no atendimento às vítimas de queimaduras, desde as mais simples às mais complicadas. “Mesmo com planos de saúde privados, as vítimas são encaminhadas para esta unidade, pois aqui nós temos um atendimento de ponta com uma rotina de cuidados, adotada em qualquer lugar do mundo, executada por renomados profissionais que estão diuturnamente de plantão”, destacou.

Para Emilton, as queimaduras são classificadas em grandes quando o paciente possui queimaduras de 2° e 3º graus com menos de 5 anos de idade e com mais de 10% da superfície corporal atingida; em criança ou adulto em que a queimadura abranja a face, mãos, pés e genitália; queimaduras por inalação; entre outras.

Considera-se o médio queimado, o paciente com queimaduras de 2º e 3º graus com menos de 5 anos de idade, com até 10% da superfície corporal atingida; com mais de 14 anos de idade, com 15 até 30% da superfície corporal atingida; entre outros.

Já os pequenos queimados são os pacientes com queimaduras de 2º e 3º graus com menos de 5 anos de idade e com menos de 5% da superfície corporal atingida; queimaduras de terceiro grau em menos de 2% da superfície corporal atingida, entre outros.