João Pessoa
Feed de Notícias

Governo intensifica ações de convivência com a seca nas 15 regiões administrativas da Emater

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014 - 17:49 - Fotos: 

Agricultores familiares afetados com a seca que atinge a grande maioria dos municípios paraibanos estão contando com um forte aliado para minimizar seus efeitos, principalmente no tocante à preservação do rebanho. Trata-se dos blocos multinutricionais, uma fonte sólida de suplementação alimentar que fornece proteína, energia e minerais, compensando o déficit nutricional dos rebanhos bovino, caprino e ovino, em períodos de estiagem prolongada, como ocorre no momento.

Seguindo orientações do governador Ricardo Coutinho, a Emater Paraíba, junto com a Emepa, esta última idealizadora do projeto Blocos Multinutricionais, está disseminando a tecnologia junto às famílias agricultoras por meio da realização de “dias especiais”, quando ensina o passo a passo da confecção dos blocos, gerando efeito multiplicador, ou seja, os agricultores aprendem e repassam para outros.

Programação - De acordo com a programação, os dias especiais de blocos multinutricionais acontecem nesta sexta-feira (28), em Vieirópolis e Pombal, no Alto Sertão. Até agora, segundo informou o técnico responsável, José Marinho de Lima, da Emater Paraíba, os municípios contemplados foram Itabaiana, Serra Branca, Patos e São José do Sabugi, beneficiando centenas de famílias agricultoras.

Na quinta-feira (27), o dia especial sobre a confecção de blocos multinutricionais aconteceu no sítio do agricultor David de Sá Camboim, no município de Patos, e foi conduzido pelo engenheiro agrônomo da Emater José Bezerra Araújo Filho. Intitulado “Quem mata o seu rebanho não é a seca, é a fome”, o evento e reuniu dezenas de agricultores interessados em adotar a nova tecnologia.

Coordenado pelo regional da Emater de Patos, Francisco Acácio, o evento contou com a participação das Secretarias de Agricultura e da Saúde locais, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Embrapa, do Banco do Nordeste, além das associações rurais de Curupiras, Trincheiras, Marrecas, Mocambo, Conceição, Campo Comprido e Boi do Brito.