João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba sedia a 3ª Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca

quinta-feira, 2 de julho de 2009 - 14:24 - Fotos: 

O Governo da Paraíba participa nos dias 6 e 7 deste mês da 3ª Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca. O evento será aberto às 9 horas do dia 6, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego. A realização é da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República – SEAP/PR e do Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca – CONAPE. O tema central da conferência é “Consolidação de uma Política de Estado para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e Pesca”.  Antes da conferência estadual foram realizadas quatro regionais.

Luiz Carlos de Albuquerque Silva, gerente executivo de Abastecimento e Pesca, da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, participa da mesa redonda, no primeiro dia, às 11h45, juntamente com Anísio Maia, superintendente da SEAP/PR na Paraíba. Antes, às 10h45, haverá a palestra “Alternativas para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Aqüicultura no Brasil”. O Governo da Paraíba também marca presença no evento com equipes da Emater.

Os setores pesqueiro e aquícola participam da conferência com mais de 800 pessoas. A 3ª Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca da Paraíba aprovará propostas e elegerá 67 delegados à 3ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca que se realizará este ano em Brasília, com os seguintes objetivos: garantir a participação social na definição das políticas públicas para o setor; avaliar as políticas públicas implementadas pela SEAP/PR com base nas resoluções das conferências anteriores, do Encontro Nacional das Trabalhadoras da Pesca e Aqüicultura e no Plano de Desenvolvimento Sustentável – Mais Pesca e Aqüicultura; e consolidar uma política de Estado para o desenvolvimento sustentável de Aqüicultura e Pesca para o Brasil.

O gerente executivo de Abastecimento e Pesca, da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, do Governo do Estado, Luiz Carlos de Albuquerque Silva, revela que o atual governador da Paraíba, desde suas primeiras gestões, sempre valorizou o setor pesqueiro e aquícola no Estado. À época, houve investimentos significativos. O Terminal Pesqueiro do Porto de Cabedelo, hoje o mais moderno do país, teve início na segunda administração do atual governador. Houve apoio à pesca artesanal e à pesca de águas interiores, que é a aqüicultura, com projetos de tanque-rede desenvolvidos em Boqueirão, Cajazeiras, e também fortalecendo a piscicultura com a Empasa – Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas, que produzi e distribui alevinos nos açudes da Paraíba.

A respeito da Mesa Redonda Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Pesca e Aqüicultura na Paraíba, Luiz Carlos afirma que o debate é de suma importância e vai abordar a produção de camarão, tilápia e mariscos. Sua fala vai destacar as parcerias do Governo da Paraíba com o Governo Federal objetivando avanços na área de pesca e aqüicultura.

A Paraíba já foi o maior exportador de atum, deteve a maior frota atuneira da América do Sul, e com a criação esta semana, pelo presidente Lula, do Ministério da Pesca, e a sanção da nova Lei da  Pesca, o setor sai fortalecido. O governador e o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rui Bezerra Cavalcanti, estão firmes no propósito de contribuir com o crescimento do setor pesqueiro na Paraíba, revelou Luiz Carlos Albuquerque Silva.

Josélio Carneiro, da Secom