João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia Civil elucida mais de 80% dos homicídios na região de Cajazeiras

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 - 16:20 - Fotos: 

O trabalho realizado por delegados, agentes de investigação e escrivães da Polícia Civil nos 15 municípios que fazem parte da 20ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), que tem sede no Sertão do Estado, em Cajazeiras, resultaram na elucidação de 88% dos casos de assassinatos ocorridos nessas cidades no ano de 2013.

De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace), da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), no ano passado, houve 18 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos e qualquer outro crime doloso que resulte em morte – na Aisp. Desses, 15 foram elucidados e tiveram inquéritos relatados com autoria definida.

Outro dado importante verificado pelo Nace é a redução de CVLI. De 2013 para 2012, por exemplo, a redução foi de 10% (18 casos contra 20). Além disso, dez cidades não registraram homicídios no ano passado e seis não têm assassinatos há três anos. A 20ª Aisp é localizada a 500 km da Capital e abrange 3.552 Km2, com uma população de 174.742 habitantes e engloba entre as suas cidades seis sedes de comarca.

Para o delegado seccional, Gilson Teles, esses resultados foram alcançados em razão de uma integração com a Polícia Militar, quando várias operações foram deflagradas em conjunto. Ele ainda afirmou que as polícias já estão desenvolvendo um planejamento operacional estratégico para as cidades que concentram mais crimes contra a vida, a fim de reduzir ainda mais os CVLI. “A 20ª AISP teve taxa de 10,4 homicídios por cem mil habitantes/ano, quase alcançando o índice estipulado pela ONU que é de 10 homicídios por 100 mil habitantes/ano, para os países de primeiro mundo. Outro fator determinante para esses índices reduzidos foi a instalação de um Grupo Tático Especial (GTE), que prioriza a elucidação dos homicídios ocorridos na região. Assim, afastamos o sentimento de impunidade e aumentamos a credibilidade da instituição junto à sociedade”, defendeu.

Caso de repercussão – Um dos crimes elucidados pela Polícia em 2013 na região de Cajazeiras foi o que teve como vítima Francisco de Oliveira, conhecido como ‘Chico do Posto’. O crime ocorreu no dia 16 de outubro de 2013 e a prisão dos acusados aconteceu no dia 23. Quatro pessoas, entre elas três adolescentes de 16 anos, foram os responsáveis pela morte do empresário.

A ação policial para a prisão foi composta por policiais de Itaporanga, Catolé do Rocha e ainda do Grupo Tático Especial (GTE) de Sousa e Cajazeiras. Roubos e furtos de motos na região já estavam sendo investigados pela Polícia, mas as ações foram intensificadas depois do latrocínio do empresário, já que câmeras de segurança de outro estabelecimento comercial auxiliaram na identificação dos envolvidos.