João Pessoa
Feed de Notícias

Governo participa de 1º Fórum Paraibano Água e Saúde Ambiental

segunda-feira, 17 de março de 2014 - 18:42 - Fotos: 

SEMANA DA AGUA FOTO Ricardo Puppe 3 270x192 - Governo participa de 1º Fórum Paraibano Água e Saúde AmbientalO Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Em alusão à data, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Funasa, realiza nesta segunda (17) e terça-feira (18), das 8h30 às 17h30, o “1º Fórum Paraibano Água e Saúde Ambiental”. O evento é direcionado aos gestores municipais, pesquisadores, estudantes universitários e servidores públicos com atribuições relacionadas à água e à saúde ambiental, e tem como objetivo debater assuntos relacionados aos recursos hídricos da Paraíba. O fórum está sendo realizado no auditório da Funasa, em João Pessoa.

O evento foi aberto pela superintendente da Funasa, Ana Claudia Oliveira Vital, e contou com a participação da chefe do Serviço de Saúde Ambiental, Francisca Heloísa. Durante todo o dia foram realizadas várias palestras, abordando temas como saneamento básico, água subterrânea no meio ambiento (aspectos quantitativos e qualitativos da preservação), água superficial (efeitos relacionados às cianobactérias) e abastecimento de água no semiárido.

SEMANA DA AGUA FOTO Ricardo Puppe 270x180 - Governo participa de 1º Fórum Paraibano Água e Saúde AmbientalEsse não é só um fórum para discutir a questão de informação e conhecimento, queremos ir além a fim de questionar, formar propostas para que depois possam ser encaminhadas para as instituições. Aqui a gente busca resultados, para tentar reverter à situação”, disse a chefe da Seção de Educação e Saúde Ambiental, Elma Maria Pimentel.

Elma ainda lembrou que é importante focar na questão da qualidade da água, e não na quantidade. “Às vezes a população vê aquela água limpinha, transparente, achando que aquilo ali é potável para consumo humano, mas na realidade quando é feita uma análise, a gente encontra micro-organismos que podem ocasionar, por exemplo, as diarreias. Então o nosso objetivo maior aqui é tentar sensibilizar esses gestores municipais, que eles são os responsáveis pela prestação do serviço na questão da água, para que eles se preocuparem e façam um acompanhamento na qualidade dessa água que esta sendo distribuída para a população”, explicou a gestora.

SEMANA DA AGUA FOTO Ricardo Puppe 12 270x180 - Governo participa de 1º Fórum Paraibano Água e Saúde AmbientalSimultaneamente, nos dias 17, 18 e 19, a partir das 8h, em Guarabira, Patos e Cajazeiras, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Cagepa realizam panfletagem e palestras em praça pública. A campanha, cujo slogan é “Água não se joga fora”, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do uso racional da água.

Na quinta-feira (20), haverá panfletagem nos bairros Bancários, Mangabeira e Valentina Figueiredo, na Capital. Na sexta feira (21), das 8h30 às 17h30, na Casa de Recepções Versailles, no Bairro dos Estados, em João Pessoa, será realizada uma oficina de trabalho. A ideia é construir um plano de trabalho de ação conjunta entre as secretarias estadual e municipais de Saúde e Ministério da Saúde, frente aos surtos de Doença Diarreica Aguda (DDA) nos estados do semiárido nordestino.

SEMANA DA AGUA PERSONAGEM FOTO Ricardo Puppe 270x192 - Governo participa de 1º Fórum Paraibano Água e Saúde AmbientalNo sábado (22), Dia Mundial da Água, terá mobilização no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, na capital, a partir das 7h, com apresentação de vídeos e palestras, além de aferição de pressão arterial e teste de glicose realizados por alunos da Facene/Famene. Estudantes de escolas do Valentina de Figueiredo também participarão realizando panfletagem.

Com toda esta programação, que tem o apoio de vários parceiros, pretendemos levar, ao conhecimento do público, medidas básicas para evitar o desperdício de água e se adotar o uso adequado para o consumo humano. E quando falo em água para o consumo humano não me refiro somente a de beber, mas também a de tomar banho, de escovar os dentes, de lavar utensílios domésticos, etc”, explicou Emanoel Lira, chefe do Núcleo de Fatores Não Biológicos, da SES.