João Pessoa
Feed de Notícias

Forças de segurança registram 36 ocorrências no Folia de Rua

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014 - 11:21 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

seguranca pm e bombriro no bloco picole de manga 1 270x202 - Forças de segurança registram 36 ocorrências no Folia de RuaUm efetivo de 1.600 policiais militares, 200 policiais civis e 500 bombeiros foi mobilizado nos primeiros quatro dias das prévias carnavalescas de João Pessoa. Também foram disponibilizadas câmeras de vídeo monitoramento e dez delegacias deram plantões para atender ocorrências.

Para o desfile do bloco ‘Virgens de Tambaú’, realizado no domingo (23), a Polícia Militar colocou 500 policiais a mais circulando entre os participantes, auxiliados por quatro câmeras de vídeo monitoramento instaladas em uma base móvel, no Busto de Tamandaré, área onde aconteceram os shows, e 20 Pops (ponto de observação policial) espalhados no percurso.

Na Avenida Epitácio Pessoa e nas ruas adjacentes a Polícia Militar também utilizou policiais sem farda, para identificar suspeitos de crimes, e viaturas, realizando rondas e abordagens próximas aos estacionamentos públicos.seguranca pm e bombriro no bloco picole de manga 31 270x202 - Forças de segurança registram 36 ocorrências no Folia de Rua

Milhares de foliões participaram do bloco no domingo, que terminou com 11 pessoas detidas por agressão física, porte de drogas, furtos e roubos.

Nos primeiros quatro dias de festa, 36 pessoas foram detidas por roubo, furto, porte de drogas, desacato e agressão. Entre as prisões, está a de uma quadrilha do Rio Grande do Norte acusada de realizar vários furtos de celulares dos foliões, na sexta-feira (21). Através do GPS (tecnologia de localização) do celular de uma vítima, os policiais conseguiram interceptar o carro em que os suspeitos estavam, no bairro do Cristo. Com eles foram recuperados vários aparelhos. O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, esteve presente aos eventos juntamente com o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, para fiscalizar a aplicação do policiamento e identificar pontos que podem ser melhorados nos próximos dias de festa.

seguranca pm e bombriro no bloco picole de manga 81 270x202 - Forças de segurança registram 36 ocorrências no Folia de RuaCláudio Lima disse que foi disponibilizada toda estrutura para garantir a segurança dos foliões. “Reforçamos os principais locais de shows e blocos, tanto na Avenida Epitácio Pessoa quanto nos bairros, com uma estrutura de policiais militares, civis e corpo de bombeiros, além de manter normalmente o policiamento da cidade para garantir a tranquilidade também de quem não participa das festas”, explicou o secretário.

O comandante geral disse que o mesmo esquema deve ser utilizado para os próximos dias, principalmente no bloco ‘Muriçocas do Miramar’, que desfila na quarta-feira (26). “A partir da análise dos primeiros dias, onde empregamos o policiamento de várias unidades a pé, a cavalo e motorizado, vamos traçar novas estratégias para melhorar a atuação e garantir a paz tanto nas prévias de João Pessoa quanto no carnaval de todo Estado”, destacou o coronel Euller Chaves.seguranca pm e bombriro no bloco picole de manga 4 270x202 - Forças de segurança registram 36 ocorrências no Folia de Rua

Delegacias – Para o registro das ocorrências do evento, a Polícia Civil instalou uma delegacia móvel no local e a 10ª Delegacia Distrital ficou aberta em caráter extraordinário durante os três dias de festa na Avenida Epitácio Pessoa. Funcionaram também em regime normal a 12ª DD, em Manaíra, a 9ª DD, em Mangabeira, bem como as delegacias especializadas: de roubos e furtos, roubos e furtos de veículos, repressão a entorpecentes, homicídios, da infância e juventude e também a da mulher, totalizando 10 delegacias abertas em João Pessoa, além da base móvel.

seguranca pm e bombriro no bloco picole de manga 51 270x202 - Forças de segurança registram 36 ocorrências no Folia de RuaNos bairros – No período de quinta-feira (20) até a noite do domingo (23), cinco armas foram apreendidas durante rondas nos bairros do Cristo, Mangabeira, Cruz das Armas, Tambauzinho e Centro. No total, 13 pessoas foram presas e apreendidas sob suspeitas de crimes.