João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove ações de convivência com a estiagem no Vale do Paraíba

terça-feira, 8 de abril de 2014 - 12:02 - Fotos:  Secom-PB

08.04.14 governo leva acoes itatuba 2 270x192 - Governo promove ações de convivência com a estiagem no Vale do ParaíbaO Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, leva aos agricultores familiares as tecnologias de convivência com a estiagem no Semiárido. Desta vez, o treinamento foi no município de Itatuba, no Vale do Paraíba, ajudando no fortalecimento da agricultura familiar da região.

De acordo com o engenheiro agrônomo Geogles Dantas da Rocha, uma das alternativas de convivência com o Semiárido disseminada pela Emater, no município, é a construção de barragens subterrâneas, técnica de captação e armazenamento de água das chuvas no interior do solo.

08.04.14 governo leva acoes itatuba 1 270x202 - Governo promove ações de convivência com a estiagem no Vale do ParaíbaRecentemente, foi construída uma barragem subterrânea na propriedade do agricultor familiar José Martins, sob a orientação da Emater Paraíba, permitindo a criação de uma vazante artificial onde a umidade do solo se prolongará por longo tempo, chegando até o final do período seco no Semiárido.

Segundo Geogles, a barragem foi a primeira construída no município e o agricultor poderá investir na fruticultura ou mesmo nos cultivos tradicionais como milho e feijão, além das pastagens para alimentação de rebanhos, em plena área de Semiárido e sem irrigação convencional. O objetivo da Emater é disseminar a tecnologia para os demais agricultores do município de Itabuba, por meio do crédito rural no âmbito do Pronaf Semiárido.

08.04.14 governo leva acoes itatuba 3 270x192 - Governo promove ações de convivência com a estiagem no Vale do ParaíbaOutra tecnologia aplicada para amenizar os efeitos das estiagens está relacionada com a produção de carne e leite. Desenvolvida pela Emepa e difundida pela Emater, em Itatuba, os blocos multinutricionais consistem em uma fonte sólida de suplementação estratégica que fornecem proteína, energia e minerais, compensando, em parte, o déficit nutricional dos rebanhos durante a época da seca.

Em uma demonstração de método realizada na fazenda Cipaúba, dezenas de agricultores familiares do município puderam acompanhar a confecção e recomendações para uso dos blocos. Segundo o agricultor João Vasconcelos, a nova tecnologia ajudará os agricultores do município a alimentar os rebanhos nas épocas mais críticas. O técnico da Emater informou que a Emepa disponibilizou para Itatuba, através da Associação de Produtores de Leite, uma prensa hidráulica e uma betoneira que auxiliarão na confecção dos blocos, cujas orientações ficam a cargo da Emater.

08.04.14 governo leva acoes itatuba 4 270x202 - Governo promove ações de convivência com a estiagem no Vale do ParaíbaOutro exemplo de ação de convivência com a estiagem desenvolvida pela Emater em Itatuba está na propriedade de Josenildo Bezerra, por meio de um projeto de crédito no âmbito do Pronaf, foi construído um barreiro, um poço e uma cisterna para captação de água. Segundo o agricultor, há poucos dias não existia água para o consumo do gado e agora, graças ao apoio da Emater, haverá água suficiente para o consumo do rebanho e outras atividades na propriedade.

Segundo dados da Emater, em Itatuba, já foram liberados cerca de R$ 230 mil em recursos destinados a ações de convivência com a estiagem e com o semiárido, beneficiando dezenas de agricultores familiares. De acordo com o coordenador regional da Emater em Itabaiana, Paulo Emílio, a ação de enfrentamento da seca desenvolvida em Itatuba tem sido aplicada também em outros municípios e diminuído os efeitos da estiagem na região nos últimos meses.