João Pessoa
Feed de Notícias

Encerrado primeiro curso de qualificação para funcionários de quiosques

sexta-feira, 11 de abril de 2014 - 18:38 - Fotos: 

pbtur primeiro curso de qualificacao de funcionarios de quiosques termina sem desistencia 21 270x202 - Encerrado primeiro curso de qualificação para funcionários de quiosquesTerminou nesta sexta-feira (11), em João Pessoa, o 1º Curso de Qualificação no Atendimento ao Público em Quiosques, que estava sendo realizado desde segunda-feira (7) no auditório da PBTur – Empresa Paraibana de Turismo. O curso, ministrado pela consultora do Sebrae-Pernambuco, Silvia Albuquerque, foi viabilizado por meio de uma parceria entre a PBTur, Secretaria de Turismo de João Pessoa, Sistema Fecomércio (Sesc e Senac) e o Sebrae, inserido no Projeto de Qualificação Setorial do Turismo na Paraíba, que pretende qualificar mais de 2,5 mil profissionais de empreendimentos de todo o litoral paraibano.

No encerramento, houve uma pequena comemoração de todos pelo fato de não ter havido desistência de nenhum dos 18 profissionais inscritos durante o desenvolvimento do curso. “O atendimento ao público é essencial para que o cliente volte, divulgue e atraia outras pessoas para os quiosques”, afirmou a presidente da PBTur, Ruth Avelino, que destacou a presença expressiva dos profissionais, revelando que é possível manter cursos de qualificação. “Agora é meta é fazer com que essas pessoas divulguem a importância desses cursos, para atrair mais profissionais do setor”, afirmou a executiva.

pbtur primeiro curso de qualificacao de funcionarios de quiosques termina sem desistencia 1 270x202 - Encerrado primeiro curso de qualificação para funcionários de quiosquesSilvia Albuquerque elogiou a participação dos profissionais, mas, sobretudo, o interesse deles de conhecer e de colocar em prática os novos conhecimentos. Segundo a consultora, durante o curso alguns profissionais deram depoimento de que já estavam colocando em prática o conteúdo aprendido, que passa pela inovação do atendimento, com dicas de comportamento, tanto do funcionário, como dos clientes, até entender o diferencial de cada pessoa que frequenta os estabelecimentos. “O pessoal esteve muito receptivo às mudanças e com muita vontade de dar o primeiro passo para melhorar o atendimento”, pontuou a consultora do Sebrae-PE.

O presidente da Associação dos Micros Empresários da Orla de Tambaú e Cabo Branco, Adilson Machado, afirmou que esses primeiros funcionários de quiosques que participaram do curso serão os “multiplicadores” de conhecimento e, principalmente, serão os “incentivadores” para que os outros profissionais participem de novos cursos que serão promovidos. A Associação tem cadastrados 56 quiosques entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, que empregam cerca de 500 pessoas durante a média estação. “Precisamos de mais cursos de qualificação, inclusive, de língua estrangeira”, enfatizou Machado, que se mostrou entusiasmado com o primeiro curso.

De acordo com a técnica da Secretaria de Turismo de João Pessoa, Kamylla Camboim, é importante a promoção de novos cursos para tornar o segmento uma excelência e reconhecido pelos clientes, não apenas voltado para receber bem os turistas que estarão na cidade por conta da Copa do Mundo, mas num processo permanente e que atenda aos clientes no dia-a-dia.