João Pessoa
Feed de Notícias

Governo oferece capacitação sobre tuberculose e hanseníase

terça-feira, 18 de março de 2014 - 17:44 - Fotos: 

18.03.14 tuberculose 3 270x179 - Governo oferece capacitação sobre tuberculose e hanseníaseCerca de 150 médicos, enfermeiros e coordenadores de epidemiologia da 3ª Macrorregião de Saúde, que envolve municípios das áreas de Patos (3ª gerência), Piancó (7ª) e Princesa Isabel (11ª) estão participando de uma capacitação nas ações de vigilância, controle e diagnóstico da tuberculose e hanseníase. O evento promovido pelo Governo do Estado, através da SES – Secretaria de Estado da Saúde, acontece até esta quarta-feira (19), no auditório da 6ª Gerência de Educação, na cidade de Patos.

18.03.14 tuberculose 2 270x179 - Governo oferece capacitação sobre tuberculose e hanseníase“Nesse encontro, além do trabalho de diagnóstico, os profissionais de saúde recebem orientações sobre o manejo das duas doenças. Uma das grandes dificuldades na atenção básica tem sido a de diagnosticar a tuberculose e os casos são enviados para os hospitais de referência. Os profissionais da atenção básica são se sentem muito aptos para fazer esse diagnóstico e queremos desmistificar isso, já que o exame da tuberculose é fácil, laboratorial, que confirma, através da baciloscopia – análise do escarro do paciente – , se ele possui ou não a doença”, informou a chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas da Paraíba, Mauricélia Holmes.

18.03.14 tuberculose 4 270x179 - Governo oferece capacitação sobre tuberculose e hanseníaseUm dos problemas detectados pela SES tem sido em relação ao abandono do tratamento. A chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas aponta prováveis causas para isso, a exemplo do paciente fora de domicílio, que enfrenta problemas de transporte, locomoção. “Estamos aqui justamente para garantir também o acesso dos pacientes para que possam levar até o fim o tratamento”, acrescentou Mauricéia. O Governo da Paraíba vem implantando laboratórios. Hoje, em 45 cidades do Estado são realizados exames da doença, oferecendo insumos, através do Lacen, implantando a cultura do escarro, que permite confirmar também o diagnóstico da tuberculose.