João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba discute enfrentamento das doenças diarreicas agudas

sexta-feira, 21 de março de 2014 - 17:40 - Fotos: 

21.03.14 Oficina para enfrentamento das doenças 2 270x192 - Paraíba discute enfrentamento das doenças diarreicas agudasDurante todo o dia desta sexta-feira (21), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), promoveu a oficina para construção do plano de combate aos surtos de Doença Diarreica Aguda (DDA) para secretários municipais de saúde, na Casa de Recepções Versailles, no Bairro dos Estados, na capital.

A Paraíba foi o primeiro estado a promover o evento. Até o final de abril realizaremos nos outros estados nordestinos”, disse Sandra Kennedy Viana, chefe de gabinete da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

21.03.14 Oficina para enfrentamento das doenças 3 270x180 - Paraíba discute enfrentamento das doenças diarreicas agudas

Para Sandra Núbia Pereira, secretária de Saúde do município de São Bento e vice- presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), os profissionais da atenção básica se acomodam e terminam banalizando um assunto extremamente importante como as doenças diarreicas. “Às vezes a pessoa já chega ao hospital desidratada. Se ela tivesse sido atendida devidamente na rede de atenção básica, ficaria boa sem precisar ir até o hospital. É a primeira vez que estamos tratando deste assunto de forma bastante séria e espero que o plano venha surtir efeito nos municípios”, disse Sandra.

21.03.14 Oficina para enfrentamento das doenças 1 270x192 - Paraíba discute enfrentamento das doenças diarreicas agudasDurante a apresentação dos dados da doença na Paraíba, a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, falou que há muita fragilidade no repasse das informações referentes à doença dos municípios para o estado e aproveitou para fazer um apelo, para que repassem os dados e somente dessa forma sejam tomadas as medidas. Pelos números apresentados, verifica-se que o maior número de mortes, por doenças diarreicas, está na faixa etária dos 70 a 80 anos.

A secretária executiva da Secretaria de Estado da Saúde, Cláudia Veras, também participou do evento e demonstrou preocupação quanto a algumas questões que estão ligadas às doenças diarreicas. “A gente se preocupa com a higiene e qualidade da água. Compreendendo estas questões, principalmente no período de estiagem, o Governo do Estado tem trabalhado muito com todos os municípios fazendo o abastecimento e se preocupando com a qualidade da água. Mas a ajuda das equipes da atenção básica é fundamental, porque temos muitos profissionais perto das famílias e podem ajudá-las a evitar as complicações que surgem com a diarreia”, concluiu.