João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza IV Semana Estadual de Luta Antimanicomial

sexta-feira, 9 de maio de 2014 - 18:12 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia na próxima segunda-feira (12) as atividades alusivas à IV Semana Estadual de Luta Antimanicomial, que este ano tem como tema “Em cada loucura um grito de liberdade”. A abertura oficial da programação acontecerá às 19h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, campus de João Pessoa, que terá como conferencista o coordenador nacional de saúde mental, Roberto Tikanori Kinoshita.

Antecedendo a abertura oficial, durante todo o dia, também no auditório da Reitoria da UFPB, acontecerão duas palestras – às 8h, uma mesa sobre “Atenção Básica e Saúde Mental” e outra às 14h, sobre “Medidas de Segurança e Saúde Mental”. Além de João Pessoa, o evento acontece nos municípios do estado onde existem serviços na área de saúde mental (ver programação) e se estende até o próximo dia 16 de maio, antecipando o Dia Nacional de Luta Antimanicomial (18).

Entre as atividades programadas, serão realizadas rodas de conversas sobre o tema; apresentações culturais; debates; palestras; oficinas; distribuição de material informativo sobre o Centro de Atenção Psicossocial (Caps); caminhadas, entre outras.

Segundo o psicólogo da Coordenação Estadual de Saúde Mental, da SES, Lucílvio Silva, lembrar a data é de fundamental importância. “Comemorar esse dia, nos remete a dar continuidade às discussões sobre as questões sociais, políticas, culturais e, principalmente, da saúde das pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas”, afirmou.

As discussões sobre o tema e o estímulo da consciência da sociedade são os principais objetivos e toda a população está convidada a participar. “Diante da importância desse momento e das discussões sobre esse tema, estão sendo convidados os  usuários dos serviços de saúde mental (Caps, unidades de acolhimento, hospitais…); familiares; profissionais atuantes na área; militantes da luta e sociedade em geral”, pontuou Lucílvio.

Saiba mais – O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental.

Nos séculos passados, quando ainda não havia controle de saúde mental, a loucura era uma questão privada onde as famílias eram responsáveis por seus membros portadores de transtorno mental. Os loucos eram livres para circulação nos campos, mas nem tudo eram flores. Eles também eram alvo de chacotas, zombarias e escárnio público.

Com o passar dos anos, começou então a discussão e luta pela implantação de serviços de saúde mental no Brasil. Foi ai então que surgiram as primeiras instituições, no ano de 1841 na cidade do Rio de Janeiro, que era um abrigo provisório, logo após surgirem outras instituições como hospícios e casas de saúde. Somente no final do século XX é que a militância por serviços humanizados consegui às primeiras implantações de Centros de Atenção Psicossocial, os CAPS .

As condições da saúde mental no Brasil evoluíram, porém a Luta Antimanicomial não parou. Ainda acontecem manifestações em todo o país no dia 18 de maio, para que se mantenha vivo o cuidado com os doentes, e para que fique claro que eles não devem ser excluídos da sociedade e maltratados como eram antigamente, mas sim orientados e acompanhados para que possam encontrar seu lugar no mundo.

PROGRAMAÇÃO GERAL ESTADUAL