João Pessoa
Feed de Notícias

Campanha de prevenção de queimaduras é aberta no Hospital de Trauma

terça-feira, 3 de junho de 2014 - 18:01 - Fotos: 

hospital de trauma campanha de prevencao de queimaduras 2 270x194 - Campanha de prevenção de queimaduras é aberta no Hospital de TraumaVisando prevenir e diminuir o número de pacientes queimados que dão entrada no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, no mês de junho, a unidade de saúde lançou, nesta terça- feira (3), a 12ª Campanha de Prevenção de Queimaduras “Marcas que Ficam para Sempre”.

De acordo com Saulo Montenegro, coordenador médico da Unidade de Tratamento de Queimados – UTQ, no mês de junho, os casos de queimaduras crescem acentuadamente na Instituição, por isso é realizada todos os anos a campanha de prevenção de queimaduras. “Em 2013, foram registrados mais de 1.500 atendimentos, por isso todos os anos o Hospital de Trauma vem realizando campanhas recomendando ações que devem ser adotadas para evitar acidentes e o que deve ser feito até a vítima ser levada para o hospital. As orientações são intensificadas principalmente no período relativo às festas juninas, quando o número de atendimento a queimados cresce significativamente”, relata.

hospital de trauma campanha de prevencao de queimaduras 1 270x196 - Campanha de prevenção de queimaduras é aberta no Hospital de TraumaO coordenador ressaltou que a maioria das queimaduras em crianças é doméstica e ocorre com líquidos superaquecidos, contato com fogo e objetos quentes, substâncias químicas e exposição à eletricidade. “Algumas medidas podem ser tomadas para evitar queimaduras em crianças: mantê-las sempre fora da cozinha, manter produtos químicos fora do alcance, evitar que manipulem fogos de artifício, usar protetores de tomadas e substituir os fios desencapados”, recomendou.

Saulo explicou ainda que jamais se devem passar pomadas, pasta de dentes ou manteiga no local da queimadura. “Toda queimadura necessita em primeiro momento ser lavada com água fria e em seguida a vítima precisa ser encaminhada ao hospital, no caso da grande João Pessoa, o Hospital de Trauma, já que temos um setor destinado ao tratamento”, orientou.