João Pessoa
Feed de Notícias

Governo e TAM ampliam em 30% frequência de voos no Castro Pinto

quinta-feira, 29 de maio de 2014 - 09:54 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

TAM protocolo de intençoes foto francisco frança 3 270x202 - Governo e TAM ampliam em 30% frequência de voos no Castro PintoA TAM Linhas Aéreas vai ampliar em 30% a frequência de voos para o aeroporto Castro Pinto, na área metropolitana de João Pessoa, a partir do mês de agosto. Na noite dessa quarta-feira (28), na Granja Santana, o governador Ricardo Coutinho e o diretor de Regulação da TAM, Alfredo Basílio Dias, assinaram um protocolo de intenções que vai viabilizar o início da operação de dois novos voos no horário da tarde, um ligando João Pessoa ao Rio de Janeiro, e o outro a Salvador, além de aumentar a frequência de um dos voos para Brasília e para Guarulhos, que passarão a ser diários.

Para garantir o aumento da oferta dos voos da TAM, o Governo do Estado está reduzindo de 17% para 12% a alíquota de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no combustível de aviação. O governador afirmou que essa é uma reivindicação do Governo do Estado que começou ainda em 2012, com base no aumento crescente na movimentação de passageiros no aeroporto Castro Pinto e da inconveniência dos horários disponíveis para voos de madrugada para turistas e paraibanos que precisavam se locomover para grandes centros.

Ricardo disse que a parceria será boa para o Estado e também para a companhia aérea e que a tendência de aumento na movimentação de passageiros é crescente com o Centro de Convenções e os grandes eventos, além do incremento no turismo de negócios. Segundo ele, o Estado continuará aberto a novas parcerias para ampliação de voos. “Em julho teremos a Robocup, que trará mais de 5 mil participantes de 45 países, que vão lotar a hotelaria e restaurantes, assim como teremos outros eventos de grande porte que beneficiará toda a cadeia do turismo”.

TAM protocolo de intençoes foto francisco frança 4 270x202 - Governo e TAM ampliam em 30% frequência de voos no Castro PintoO diretor de Regulamentação da TAM, Alfredo Basílio Dias, disse que a decisão de aumentar os voos se deve à crescente movimentação de passageiros para a Paraíba. “Sem a contrapartida do Estado na alíquota do combustível não teríamos condições de aumentar em 30% a frequência de voos para João Pessoa, já que dentro da precificação da passagem, o combustível tem um impacto de mais de 40%. Por isso, estamos deslocando voos de outros lugares para terem João Pessoa como ponto de partida”.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Renato Feliciano, destacou que a Paraíba tem uma política de desenvolvimento do turismo com foco e profissionalização. “Esse aumento em 30% dos voos da TAM é mais um resultado concreto, com dois novos voos e aumento da frequência em outros dois trechos com embarques à tarde, que facilita a vinda do turista de lazer e de negócios”.

O presidente do Convention Bureau, Camilo Julliani, disse que a ampliação dos voos para João Pessoa vai beneficiar toda a cadeia, especificamente o turismo de negócios e corporativo. “Vai potencializar a captação de eventos e fazer com que os convencionais tenham uma disponibilidade aérea para chegar no destino com mais comodidade”.

TAM protocolo de intençoes foto francisco frança 5 270x202 - Governo e TAM ampliam em 30% frequência de voos no Castro PintoNa avaliação de Camilo, a partir do momento em que mais pessoas utilizam as companhias aéreas gera uma possibilidade na redução do preço das passagens e um estímulo ao turismo de lazer. “Devido à pouca opção de voos, muitos turistas tinham que desembarcar em Recife, gerando um inconveniente e um custo a mais na viagem. Recebíamos muitas reclamações quanto a isso”.

De acordo com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, o protocolo de intenções é o primeiro de outros que estão sendo negociados com todas as companhias aéreas que operam voos na Paraíba (Gol, Azul e Avianca). “Essa proposta foi feita para todas as empresas e estamos aguardando um posicionamento favorável. Pretendemos ocupar os horários ociosos do aeroporto, que atualmente está na casa das 17h, segundo informações da administração da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária”, ressaltou.

Também participaram da assinatura do protocolo, o presidente da ABIH, Inácio Júnior; do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares, Graco Terceiro Neto; o presidente da Abrasel-PB, Marcos Mozzini; o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba, Genilton Pessoa; diretor executivo do Convention Bureau, Ferdinando Lucena, além do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Thompson Mariz. Eles destacaram que o incremento nos voos ajuda positivamente em todos os setores do turismo e na movimentação da economia da Paraíba.