João Pessoa
Feed de Notícias

Representantes do Banco Mundial conhecem tecnologias para desenvolvimento do Semiárido

segunda-feira, 3 de novembro de 2014 - 09:18 - Fotos: 

Consultores do Banco Mundial estiveram reunidos, na última semana, com diretores da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) com o objetivo identificar as tecnologias desenvolvidas pela Empresa, utilizadas por produtores rurais que apresentaram resultados positivos na região do Seminário.

A visita é uma resposta do Banco Mundial a uma carta consulta ao Governo do Estado, da Paraíba, através do projeto Cooperar, na tentativa de conhecer práticas que visam melhorar a agricultura familiar e estimular o desenvolvimento rural.

Segundo Ana Elisa Bucher, especialista em adaptação e mudanças climáticas do Banco Mundial, essa é uma missão de reconhecimento, para tentar entender quais os órgãos envolvidos e que estão produzindo o maior conhecimento.

O Banco Mundial prepara um projeto em resposta ao Governo. Tentamos entender como seriam essas práticas e como podemos ajudar. Nosso objetivo é facilitar o desenvolvimento, tentar reduzir a pobreza em nível estadual, entender como esses pilares podem ser realmente construídos numa base de fácil aplicação. É importante que um órgão como a Emepa esteja participando o transmitindo esse conhecimento”, avalia Ana Bucher.

Entre as tecnologias apresentadas estão: a palma forrageira resistente a cochonilha-do-carmim; a energia fotovoltaica, desenvolvida para pequeno produtor no intuito de diminuir os custos de produção; e os Blocos Multinutricionais, que servem para suplementação nutricional do rebanho durante o período de seca.

De acordo com Wandrick Hauss de Sousa, diretor técnico da Emepa, o Cooperar sempre tem sido um grande parceiro, contemplando ações de pesquisa e desenvolvimento da Emepa em seus projetos. “Já participamos diretamente das ações do projeto Cooperar, como, por exemplo, no controle da mosca-negra na citricultura do município de Matinhas. Nessa reunião, apresentamos várias tecnologias que poderão ser contemplada nesse novo convênio, que será feito entre o Governo da Paraíba e o Banco Mundial. A Emepa se sente honrada em ter suas técnicas reconhecidas e que serão úteis para os produtores rurais e para o Semiárido.”

O presidente da Emepa, Manoel Duré, revela que entre os assuntos em pauta está o Turismo Rural, já que a Empresa possui elementos que podem ser trabalhados pelo setor, como a culinária regional, atividades rurais e as estações experimentais. “É importante esse entendimento com os representantes do Banco Mundial, no sentido que a Emepa seja parceira do Cooperar, para levar desenvolvimento para o setor agropecuário e para o homem do campo”.