João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma de Campina já atendeu mais de 50 mil pessoas este ano

quarta-feira, 17 de junho de 2009 - 15:48 - Fotos: 

Mais de 50 mil pessoas já foram atendidas este ano no Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. A média de atendimentos por dia é de 300 pacientes da cidade e de vários municípios paraibanos.

Para se ter idéia do volume assistido pelo hospital, só no último mês de maio 10 mil e 333 pessoas foram atendidas no local. Os números divulgados esta semana pelo setor de estatística da unidade hospitalar dizem respeito aos casos de urgência, emergência e ambulatoriais em todas as especialidades.

A  procura pelos atendimentos clínicos e pediátricos tem crescido em relação aos meses anteriores. Em maio, 4.463 pessoas recorreram a clínicas de diversas especialidades e 1.837 foram atendidas no setor pediátrico.

Os acidentes de motos continuam fazendo vítimas e liderando as estatísticas do hospital. Em maio, 285 pessoas procuraram o hospital por conta desses acidentes. Com equipe formada por ortopedistas, enfermeiros e outros profissionais preparados, o Hospital Regional tem conseguido dar conta da demanda, principalmente nesse período de festas juninas quando os casos aumentam de forma preocupante.

O número de atendimentos de pessoas vítimas de acidentes de motos cresceu em relação a abril, quando 195 pessoas foram socorridas para o Hospital Regional. Em março, houvera o registro de 163 atendimentos. “Esse tipo de acidente continua crescendo, o que é preocupante. Mas Hospital Regional está preparado para atender a todos”, garantiu o médico Luiz Augusto, diretor administrativo.

O boletim mensal divulgado esta semana pela Diretoria Técnica do Hospital Regional revela que só no último mês de maio foram realizados ainda 105 atendimentos a pessoas vítimas de picadas de insetos, 65 por causa de picadas de escorpião, 49 por agressões e espancamentos. Os casos de intoxicação e envenenamento também apresentam crescimento: em maio passado, 155 pessoas chegaram intoxicadas ao Ceatox da unidade, 37 delas por causa de ingestão de produtos químicos.

A casa de saúde registrou também em maio, 32 atendimentos a pessoas vítimas de facadas, outras 28 de tiro, 36 por queimaduras, 14 atropeladas e 36 vítimas de acidentes variados de carro, 62 com bicicletas e 235 por cortes e outros motivos. Num resumo geral, nos primeiros cinco meses de 2009, mais de 50 mil pessoas recorreram ao Hospital Regional e foram atendidas, dessas 10.333 de maio, 9.920 em abril, 10.553 em março, 7.950  em fevereiro e 9.235 em janeiro.

O Hospital Regional de Emergência e Trauma o único existente em Campina Grande que atende pacientes do Sistema Único de Saúde 24 horas. É referência para 173 municípios paraibanos e acolhe ainda pessoas vindas do Rio Grande do Norte e Pernambuco.
 

Assessoria de Imprensa do Hospital Regional de Campina Grande