João Pessoa
Feed de Notícias

Emepa produz 10 toneladas de semente de sorgo para famílias da agricultura familiar

terça-feira, 9 de dezembro de 2014 - 14:08 - Fotos: 

Cerca de 1.000 famílias de pequenos agricultores da base familiar da Paraíba serão contempladas com a distribuição de 10 toneladas de sementes de sorgo forrageiro para produção de silagem no semiárido paraibano. A produção faz parte de um projeto desenvolvido pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), financiado pelo Governo do Estado, em R$ 109 mil, por meio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), visando melhorar o suporte alimentar dos rebanhos.

O sorgo forrageiro é uma alternativa alimentar para ser disponibilizada aos rebanhos durante os períodos de seca, pois ele consegue produzir maior volume de forragem. Segundo o diretor técnico Wandrick Hauss de Sousa, a Emepa, em parceria com a UFPB, e a Embrapa Milho e Sorgo já estão realizando pesquisas, por meio do Projeto Agrocapri, com 25 variedades de sorgo, com o objetivo de identificar quais são mais produtivas e resistentes ao semiárido nordestino.

O projeto foi realizado na Estação Experimental de Veludo, no município de Itaporanga. A proposta inicial era produzir 40 a 50 toneladas de sementes/ano. Porém, devido à escassez de água por conta da seca, foi produzida uma quantidade menor de sementes. A estrutura de 19 hectares da Estação também servirá de base para o Governo investir na produção de outros tipos de sementes, tais como feijão e milho.

“A próxima fase do Projeto é distribuir esse material, no início do próximo ano, com agricultores vinculados a 15 associações localizadas em 14 municípios da Paraíba. Os produtores que serão beneficiados com os insumos foram selecionados por uma comissão composta por representantes da Emepa, Emater e Sedap. A produção e distribuição de sementes de sorgo irão contribuir para fortalecer o Programa Estadual de Alimentação Animal”, explicou Salvino de Oliveira, coordenador do Projeto.

De acordo com Manoel Duré, Presidente Emepa, o Governo do Estado, por meio da Funcep, financiou 10 projetos produtivos com o objetivo de oferecer tecnologias, insumos e conhecimentos que possibilitem melhorar os níveis de renda obtidos nas propriedades rurais. O investimento total foi orçado em mais de R$ 2,5 milhões.