João Pessoa
Feed de Notícias

Governo coordenará programa de inclusão digital do MiniCom

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 - 22:25 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

ricardo com ministerio da tecnologia inclusao digital nos municipios foto francisco franca 4 portal 270x202 - Governo coordenará programa de inclusão digital  do MiniComO Governo do Estado vai coordenar o programa de inclusão digital em municípios paraibanos intermediando o processo de implantação que é financiado pelo Ministério das Comunicações. O assunto foi abordado durante reunião entre o governador Ricardo Coutinho e a secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, do Ministério das Comunicações, diretores da Energisa, e auxiliares do governo estadual, na noite desta quinta-feira (11).

O secretário de Estado dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, participou da reunião e adiantou que outros encontros serão realizados entre todas as partes envolvidas. A primeira fase do programa de inclusão digital, segundo ele, garante internet gratuita nos municípios de Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Esperança, Itaporanga, Lagoa Seca, Nova Floresta, Queimadas, Pocinhos e São João do Rio do Peixe. Na segunda etapa vão ganhar internet gratuita as cidades de Algodão de Jandaíra, Mari, Riachão do Poço, Seridó, Sobrado, Solânea, Sumé, Teixeira e Vieirópolis.

ricardo com ministerio da tecnologia inclusao digital nos municipios foto francisco franca 11 portal 270x202 - Governo coordenará programa de inclusão digital  do MiniComJoão Azevedo comemorou fato de que nesta primeira etapa, dos 80 municípios selecionados no Brasil, nove sejam da Paraíba, um percentual acima de 11%. “Esse é um programa que o Ministério das Comunicações vai expandir a cada ano com a inclusão de novos municípios”, adiantou.

A secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, afirmou que o governador Ricardo Coutinho foi muito propositivo. “O que nós discutimos com o governador e com o secretário de Ciência e Tecnologia foi uma parceria com o Governo da Paraíba para que faça uma governança sobre essa rede para que o projeto tenha mais eficiência e que o Governo do Estado também possa compartilhar essa rede de inclusão social”, comentou.

O programa contempla cidades com até 50 mil habitantes e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Ministério disponibiliza uma rede de fibra ótica para que a prefeitura possa ligar os seus pontos e tenha também um hot spot numa praça para que aquelas pessoas que não tenham internet possam acessar. A prefeitura poderá implantar mecanismos de governo eletrônico mantendo uma melhor qualidade de prestação de serviços à cidade. Os equipamentos já estão nas primeiras nove cidades contempladas e a inclusão digital começa funcionar dentro de três meses.

O presidente da Energisa Paraíba, André Teobaldo, disse que o papel da empresa é no sentido de viabilizar a inclusão digital com a fibra ricardo com ministerio da tecnologia inclusao digital nos municipios foto francisco franca 18 portal 270x202 - Governo coordenará programa de inclusão digital  do MiniCompassando nos postes e que “a empresa é motivadora contribuindo com a agilidade na implantação do projeto e colaborando com o desenvolvimento da Paraíba, ajudando a promover mais qualidade de vida para as pessoas”.

De acordo com o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), Claúdio Furtado, a fundação tem o papel de elaborar as propostas dos municípios ao edital do programa “Cidade Digital”. Nas duas etapas do projeto a Paraíba está sendo contemplada com 20 municípios. O Ministério das Comunicações financia todos os equipamentos e entrega às prefeituras para operacionalizar e cuidar da manutenção da rede.