João Pessoa
Feed de Notícias

Centro de Referência da Mulher atende mais de 500 mulheres em dois anos de funcionamento em CG

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 - 16:54 - Fotos: 

As fotografias do Concurso Prêmio Fotográfico “Violência contra as Mulheres: Como enfrentar e Prevenir” serão expostas no Cine Teatro São José, em Campina Grande, marcando a comemoração, nesta sexta-feira (12), de dois anos de instalação do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. Segundo a secretária Gilberta Soares, neste período 512 mulheres foram atendidas.

Ela adiantou que somente este ano, de janeiro até novembro, foram atendidas 351 mulheres. A maioria dos casos é de vítimas de violência física seguida de violência psicológica. “O serviço contribui para a consolidação da política de assistência e prevenção à violência contra as mulheres, especificamente na região da Borborema, atendendo 17 cidades. Além do atendimento psicossocial e jurídico, a equipe também visita cidades para fazer palestras e fortalecer a rede de atendimento”, disse Gilberta Soares.

O Centro foi inaugurado em 12 de dezembro de 2012 pelo governador Ricardo Coutinho, e integra a rede de atendimento às mulheres em situação de violência de gênero. Foi instituído por meio do Convênio 073/2010, parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), e a Secretaria Especial de Política Pública (SPM) da Presidência da República.

Informações sobre o atendimento podem ser obtidas na Rua Pedro I, 558, no bairro São José. Telefone: 3342 9129.

Exposição – O Concurso Fotográfico “Como enfrentar e prevenir a violência contra as mulheres” foi realizado de acordo com edital nº 006/2013. A Comissão de Avaliação, composta por integrantes da Semdh, Funesc, UFPB e Cunhã Coletivo Feminista, pontuou as 12 fotografias inéditas produzidas por fotógrafos profissionais ou amadores.

As vencedoras foram: 1º Lugar, a fotografia “Não Mais ao Amor Violento”, de Rosemaire Wanderley Felix; em 2º Lugar, a fotografia “Não Permito”, de Mônica dos Santos Lins; e em 3º lugar, o vencedor foi Jocieldes Alves de Araújo, com a fotografia “Unidos Contra a Violência”.