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Novos integrantes da Cipa do Hospital de Trauma de João Pessoa são empossados

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015 - 10:50 - Fotos: 

Tomaram posse, no auditório da unidade hospitalar, os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, para a gestão 2015/2016. A comissão é composta por 15 membros representando os empregados, que foram eleitos, e de um grupo de 15 representantes do empregador, que foram indicados pela direção.

O nome escolhido para a presidência da Cipa é o da assistente jurídica do Hospital de Trauma, Cínthia Fernandes. Já a vice-presidente eleita foi a coordenadora do Serviço Social, Neuma Ribeiro. Antes da posse, o grupo participou de um curso de 20 horas de duração ministrado por profissionais de uma empresa de Segurança do Trabalho.

Para o diretor administrativo, Sidney Schmid, todos os integrantes da comissão tem uma grande responsabilidade em suas mãos. “Todos estão capacitados para integrar a Cipa, por isso, tenho certeza que essa nova gestão vai contribuir de forma fundamental na prevenção de acidentes e na divulgação do uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual”, frisou.

Segundo a presidente, a participação, o envolvimento e o empenho de todos os membros da Cipa são fundamentais para que o trabalho da comissão obtenha êxito. “A Cipa tem uma importância muito grande para a instituição, principalmente pelo seu caráter preservacionista, primando pela integridade física dos funcionários e do patrimônio, e é com muito orgulho que presido a gestão”, completou Cínthia Fernandes.

Em seu discurso de posse, a vice-presidente Neuma Ribeiro enfatizou que toda empresa deveria valorizar a Cipa e parabenizou o Hospital de Trauma e a direção por sempre se fazer presente e motivar a equipe de cipeiros. “O êxito da segurança no trabalho depende de cada profissional, seja ele membro eleito, suplente ou indicado, mas também de todo corpo funcional do hospital e seus gestores”, frisou.

Para o técnico de segurança no trabalho, Ronaldo Roberto, entre as principais atribuições da Cipa está a divulgação aos servidores de informações relativas à segurança e saúde no seu local de trabalho. “Além de divulgar e promover o cumprimento das normas regulamentadoras é preciso fazer um trabalho vigilante de prevenção de acidentes, proporcionando um ambiente salubre para a preservação da saúde do trabalhador”, ressaltou.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é amparada no Artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e também na Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5), cuja aprovação foi feita através da Portaria nº 08/99, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.