João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros alerta sobre os cuidados para evitar incêndios em casa

quarta-feira, 15 de abril de 2015 - 10:03 - Fotos: 

As ocorrências envolvendo incêndios em residências já alcançaram, no primeiro trimestre deste ano, 95 casos em todo estado. Os dados são do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) e mostram a necessidade de redobrar os cuidados dentro de casa.
Conforme o perito de incêndio e explosão do Corpo de Bombeiros, tenente Rafael Andrade, a maioria dos casos registrados, em 2015, foi por fenômenos termoelétricos, originários de problemas como: falta de manutenção de ar-condicionado e rede elétrica instalada de forma inadequada ou sem conservação – como fios desencapados.

“Há também incêndios ocasionados pelo uso de plugues tipo ‘T’ ou extensões, que tendem a sobrecarregar as instalações elétricas e provocam superaquecimento”, afirma Rafael, ao citar que extensões não devem ser passadas debaixo de tapetes ou carpetes, pois elas se degastam facilmente e podem se romper.

Para evitar incêndios em decorrência de eletricidade, a orientação do especialista é ainda desligar os aparelhos eletrônicos da tomada sempre que for sair de casa, inclusive ventiladores. “Quando o equipamento vai ficando mais velho, a grade fica batendo e a pessoa acaba tirando, o que é errado, pois a hélice fica desprotegida e qualquer coisa pode travá-la, fazendo com o que o ventilador superaqueça”, alertou.

Vários incêndios domésticos registrados pelo Corpo de Bombeiros, segundo o tenente Rafael Andrade, possuem ainda causas acidentais relacionadas a velas, cigarros e botijão de gás. As primeiras, se utilizadas, precisam ser monitoradas e colocadas em recipientes de vidro e isoladas de materiais combustíveis como madeira, papel, tecido, espuma e plástico. Já os cigarros devem ser postos em cinzeiros e somente depois de apagados, eliminando toda a brasa.

“Muitas vezes as pessoas consomem álcool e fumam simultaneamente, ficam embriagadas e colocam o cigarro em qualquer lugar”, relata, lembrando que os materiais combustíveis devem estar longe do fogo ou de qualquer outra fonte de calor.

Outros itens domésticos que merecem cuidados são o botijão de gás e o fogão. No primeiro, não se deve colocar sacos plásticos ou panos de pratos. Rafael explica que a mangueira do botijão tende a aquecer naturalmente pelo calor que vem do fogão e, ela pode queimar, atingindo os materiais combustíveis que estejam próximos.

“Se possível, é preferível colocar o botijão de gás fora de casa, obedecendo às orientações do fabricante para utilização”. Dentro de armários, o que é comum em muitos apartamentos, os botijões ficam mais propícios a explosões, já que em caso de vazamento o gás fica confinado e qualquer faísca provocará um incêndio.

“Por vezes, após acender o fogão, a dona de casa sacode o fósforo e joga de lado. Se aquela brasa cair em material suscetível ao fogo, poderá haver o princípio de incêndio”, finaliza Rafael.