João Pessoa
Feed de Notícias

Recursos do Brasil Sem Miséria mudam vida de agricultor familiar no Cariri

quarta-feira, 15 de abril de 2015 - 12:18 - Fotos: 

Dois anos depois de ter recebido os recursos do Plano Brasil Sem Miséria, que garantiu a implantação de um projeto de criação de galinha caipira, o agricultor Damião da Costa Tertulino, antes residente no Sítio Balanço, em Serra Branca, no Cariri Paraibano, comemora avanços na sua atividade e melhoria na condição de vida da família. Deixou de trabalhar em terras pertencentes a outras pessoas e comprou um terreno no Sítio Lagoinha, no mesmo município, onde continua com suas atividades.

Ele destaca que o sucesso de suas atividades com a criação de galinha e, agora também com caprinos de leite, se deve ao apoio recebido do Governo do Estado por meio da Emater – PB, empresa integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, que oferece toda a orientação técnica e encaminhamento no processo de comercialização.

Considerado pelo extensionistas um agricultor familiar modelo, seja pelo trabalho executado ou pela persistência, e também porque acredita no trabalho que executa, hoje Damião é dono de um sítio onde exercita sua liberdade financeira. O sitio tem menos de um hectare de terra, mas conta com uma infraestrutura que garante executar suas atividades. Tem curral para as cabras e os cabritos, poço artesiano para irrigação da reserva de alimentação do plantel de caprinos e uma pequena horta. No local, o agricultor também já iniciou a construção de aviário para voltar a criar galinhas.

Ele está com um plantel de dez cabras produzindo leite que comercializa dez litros diários ao programa do governo, garantindo uma renda mensal. Damião disse que tudo o que possuía atribuía ao apoio recebido da Emater local, que orientou a buscar os recursos do Brasil Sem Miséria, inicialmente para a criação de galinhas e depois orientando na criação de cabras leiteiras.

“Este pequeno sítio conseguimos comprar com a criação da galinha. Fomos economizando e juntando dinheiro também com a criação de cabras e conseguimos comprar as terras onde moramos. Tudo nós conseguimos com persistência e muito trabalho”, comentou Damião, que construiu a casa onde mora com a família.

O agricultor recordou toda sua caminhada que começou há pouco mais de dois anos, quando, com a primeira parcela recebida de fomento do Plano, construiu o aviário com material existente na região e economizou R$ 300,00 em relação ao projeto inicial. Com o valor economizado, adquiriu uma porca. O animal pariu dez filhotes e cada porco foi vendido por R$ 100,00, o que possibilitou fazer novos investimentos.  Na época, ele passou a fornecer ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Damião disse que estava muito satisfeito com o Plano Brasil Sem Miséria, já que o fomento proporcionou a esperança de incrementar a renda familiar com a produção de galinha caipira, além de diversificar a produção da unidade de produção familiar, podendo continuar com o acesso às políticas públicas.