João Pessoa
Feed de Notícias

Equipe do Ambulatório de Travestis e Transexuais realiza oficina em presídio da Capital

terça-feira, 14 de abril de 2015 - 16:10 - Fotos: 

A equipe técnica do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais, situado no Hospital Clementino Fraga realiza, realiza, na manhã desta quarta-feira (15), uma oficina no presídio Júlia Maranhão, em João Pessoa. A ação visa divulgar os serviços oferecidos no ambulatório TT, além de abordar assuntos ligados à identidade de gênero.

A equipe que deve realizar as atividades na unidade prisional é composta pelo gerente do ambulatório, Sérgio Araújo, a psicóloga e gerente de humanização do Clementino Fraga, Laura Abrantes, a recepcionista do serviço, Andreina Gama, e a assistente social Geyziane Karla. Após esse primeiro contato, será feita uma parceria para acompanhamento no processo transexualizador dos homens trans identificados no presídio.

Ambulatório TT – A unidade está em pleno funcionamento há 20 meses, prestando um atendimento de qualidade aos travestis e transexuais paraibanos. Inaugurado no mês de julho de 2013, o ambulatório conta com profissionais como: ginecologista,  endocrinologistas, psiquiatras, fonoaudióloga, nutricionistas, assistente social e psicólogos, além de oferecer atendimento de retaguarda para outras especialidades atendidas pelo sistema de saúde da Paraíba.

O Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais funciona no anexo do Hospital Clementino Fraga, de segunda a sexta-feira, nos dois turnos. De manhã, das 7h às 11h, e à tarde, das 13h às 17h. Todo atendimento deve ter marcação prévia.

O espaço é específico para o atendimento da população de travestis e transexuais dos 223 municípios paraibanos e mais dois Estados da região Nordeste: Pernambuco e Rio Grande do Norte. Para receber o atendimento, o paciente deve procurar o Espaço LGBT, da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, parceira do Hospital Clementino Fraga na iniciativa. Lá, é realizada a triagem e o encaminhamento para o atendimento, com hora marcada, no hospital.

Após encaminhamento da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, o prontuário é aberto e cada pessoa recebe o cartão do usuário. Munido desse cartão, o paciente faz o agendamento para uma das especialidades existentes no ambulatório TT. Os telefones para contato são: (083) 3218-5415 e 3218-5416.