João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde e Polícia Militar lembram Dia Internacional da Mulher com atividades

sexta-feira, 6 de março de 2015 - 17:07 - Fotos: 

FOTO Ricardo Puppe Ações saude 1BPM 270x180 - Saúde e Polícia Militar lembram Dia Internacional da Mulher com atividadesO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), em parceria com o 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), promoveu, nesta sexta-feira (6), várias ações de saúde em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As atividades aconteceram no 1º BPM, em João Pessoa, das 8h ao meio dia, e contaram com a presença de cerca de 200 profissionais da Polícia Militar, parentes dos policiais militares e mulheres que residem nas comunidades próximas ao batalhão.

“É a primeira vez que realizamos este tipo de ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Aqui, no 1º Batalhão da PM, temos 20 colaboradoras e esta foi uma maneira de homenageá-las pelo trabalho realizado e ressaltar a importância de cada uma delas para nossa equipe. A parceria com a SES-PB foi maravilhosa, a equipe nos recebeu muito bem e nos deu apoio”, frisou a coordenadora do policiamento do 1º BPM, tenente Matilde Coelho.

De acordo com o comandante do 1º BPM, tenente coronel Lamark, é um momento de festa e de valorização do trabalho das profissionais do batalhão. “Ficamos honrados em abrir as portas do batalhão numa data tão especial. É a oportunidade de valorizarmos o trabalho dessas mulheres que são tão importantes para nós, além de recebermos nossas esposas, filhas e pessoas da comunidade em geral”, comentou.

FOTO Ricardo Puppe Ações saude 1BPM 2 270x180 - Saúde e Polícia Militar lembram Dia Internacional da Mulher com atividadesA SES-PB organizou uma programação de serviços de saúde. Entre os serviços disponibilizados, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (em João Pessoa) foi representado por uma equipe de 12 profissionais realizando exames como tipagem sanguínea, glicemia e aferição de pressão arterial. “Nossa missão é proporcionar a estas mulheres serviços de saúde neste momento de homenagem, para que elas sejam agraciadas e se sintam abraçadas”, comentou a coordenadora do Núcleo de Estágio e Capacitação em Eventos da Cruz Vermelha em João Pessoa, Efigênia Lino.

FOTO Ricardo Puppe Ações saude 1BPM 3 270x170 - Saúde e Polícia Militar lembram Dia Internacional da Mulher com atividadesAinda de acordo com a programação, a equipe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES-PB realizou mais uma ação de combate ao tabagismo, com serviços de saúde como o teste que estima o grau de dependência de nicotina, além de apoio psicológico à fumante, orientações sobre tabagismo, distribuição de material educativo e divulgação dos locais de atendimento para o tratamento do fumante.

A 1ª Gerência Regional de Saúde (GRS) também participou do evento com a colaboração de três profissionais, disponibilizando a vacina contra a hepatite B. “Viemos abrilhantar o evento trazendo a vacina contra a hepatite B não só para as mulheres, mas para toda a equipe do 1º BPM e a população em geral, inclusive crianças e adolescentes, tendo em vista que a vacina vai desde o calendário básico até a fase adulta”, afirmou o coordenador de imunização da 1ª GRS, Gerson Carlos de Morais.

Na ocasião, também foram realizadas coletas de citológico (em mulheres de 26 a 69 anos) e solicitações de mamografia de rastreamento (em mulheres de 40 a 69 anos), através da participação da equipe de profissionais de saúde do Centro Especializado Diagnóstico do Câncer (CEDC).

O evento contou, ainda, com a participação de profissionais do Complexo de Pediatria Arlinda Marques (CPAM), que levarão o serviço de brinquedoteca para os filhos das mulheres presentes. “A intenção é ocupar as crianças com brincadeiras lúdicas para que as mães possam aproveitar integralmente o dia de festa. É um presente nosso para estas mães e, claro, para os pequenos também”, disse a diretora multiprofissional do CPAM, Gilsandra Fernandes.

Janaína Targino é soldado e auxiliar administrativo do 1º BPM e contou que se sentiu presenteada com tantos serviços de saúde. “A valorização do nosso trabalho influencia no nosso dia a dia tão pesado e corrido. O efetivo feminino é bem menor que o masculino na nossa corporação, ver as mulheres todas felizes e desfrutando de um momento único é uma sensação maravilhosa”.