João Pessoa
Feed de Notícias

Criadores de Taperoá aprendem prática de armazenamento da ração em saco

quarta-feira, 20 de maio de 2015 - 16:08 - Fotos: 

emater criadores de taperoa parende armazenamento de racao em saco silagem 1 270x191 - Criadores de Taperoá aprendem prática de armazenamento da ração em sacoA busca de alternativas para a produção de ração para utilizar em período de prolongadas estiagens tem sido uma constante em municípios do semiárido, a exemplo do que aconteceu na terça-feira (19), no Sitio Giripita, do agricultor Aércio Vilar de Carvalho, em Taperoá. Durante o Dia Especial sobre Produção e Armazenamento de Forragem em Saco, os criadores tomaram conhecimento sobre como proceder para guardar reserva estratégica de ração animal.

Assistido pela Emater PB, empresa integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), o Sr. Aércio destacou o trabalho que vem sendo realizado pelos técnicos na região para contribuir com a produção de ração que se utilizará em períodos de secas, como vem ocorrendo nos últimos quatro anos. Atualmente, ele produz cerca de 200 litros de leite de vaca/dia, para consumo da família e comércio local. O excedente é comercializado ao Programa Leite da Paraíba.

emater criadores de taperoa parende armazenamento de racao em saco silagem 3 270x191 - Criadores de Taperoá aprendem prática de armazenamento da ração em sacoO evento foi organizado pela Unidade Operadora da Emater em Taperoá, regional de Serra Branca, acompanhado pelo coordenador regional Walmir Azevedo, e a tecnologia utilizada foi silagem armazenada em sacos, o que facilita o armazenamento, contando com a participação de produtores e dos técnicos Ariano Vilar (Assunção), Tadeu Vilar e Darci Vilar (Taperoá), Geneilson Evangelista e Karina Queiroz. A ação faz parte da Chamada Pública do Leite no Cariri- contrato 178/13.

emater criadores de taperoa parende armazenamento de racao em saco silagem 2 270x191 - Criadores de Taperoá aprendem prática de armazenamento da ração em sacoEsse evento é resultado do trabalho de assessoria realizada de forma continuada aos beneficiários do contrato, identificando a necessidade de se intensificar a temática, já que a região tem enfrentado um longo período de estiagem e a carência de forragem é um dos problemas que mais dificultam a continuidade da produção de leite.

O produtor tem uma área de aproximadamente 30 hectares ocupada por milho, sorgo e capim elefante. Durante o evento, foram armazenados cerca de 15.000 kg de silagem, o que garantirá alimento para seu rebanho por um bom período.

O produtor informou que também irá comercializar uma parte do produto armazenado, já que dispõe de uma grande quantidade de matéria verde, no ponto para ser armazenada.