João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Regional alerta para riscos de queimaduras

segunda-feira, 8 de junho de 2009 - 17:25 - Fotos: 

O Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, está preparado para o período junino, quando aumentam os casos de queimaduras provocadas por fogos de artifício e a tradição de acender fogueiras. Com a realização do ‘Maior São João do Mundo’ na cidade, a direção da unidade prepara uma campanha de prevenção de queimaduras.

A campanha coordenada pela médica Teodora Araújo será feita com a distribuição de material educativo e o objetivo é alertar as pessoas para o perigo de manusear fogos de artifício de forma inadequada. Com a campanha, a coordenação da Unidade de Queimados pretende fazer com que as pessoas tomem conhecimento dos riscos quando soltam fogos de artifício ou fazem uso de produtos inflamáveis sem os devidos cuidados.

Durante a campanha ocorrerão palestras educativas e palestras.  O Hospital Regional é o único em Campina Grande que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar. Referência em todo o Estado, a unidade funciona com 24 leitos, sendo 12 reservados para criança e mais 12 destinados a atender adultos.

Cuidados – Os médicos da Unidade de Queimados alertam a população para alguns cuidados que podem evitar que os festejos juninos terminem mal. Nesse período, as crianças na faixa etária de 9 a 12 anos são as principais vítimas. Isso porque, o uso inadequado dos fogos pode representar um perigo em decorrência das queimaduras.

Com o intuito de atender as vítimas desse tipo de ocorrência, a ala de queimados do se prepara para realizar os atendimentos e reforçou o estoque de medicamentos. Este ano alguns pacientes já deram entrada no local vítimas de queimaduras por fogos mas até o momento ninguém ficou internado.

Números – A Unidade de Queimados atendeu 82 pessoas em junho do ano passado. Desse total, 42 foram vítimas de queimaduras por fogos de artifício nos festejos juninos. Em 2007 foram atendidas no mesmo período 55 pessoas com queimaduras, das quais 16 causadas por fogos e fogueiras. Em 2006, a unidade chegou a internar 45 pessoas, 17 delas vítimas de queimaduras por fogueira.

A coordenadora do setor de queimados, a médica Teodora Araújo, lembra que cerca de 70% das ocorrências fogos de artifícios envolvem crianças. A maior quantidade de queimaduras acontece nos dias 12, 24 e 28 de junho, respectivamente, vésperas dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, quando o nordestino mantém o costume de acender fogueiras.

Dicas – A coordenadora orienta os pais a tomarem alguns cuidados para evitar que a festa termine em tragédia. Em caso de queimaduras, os pais devem evitar utilizar medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital Regional. Não se pode usar creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois isso prejudica ainda mais o ferimento. Logo que a pessoa for queimada deve-se colocar a área atingida embaixo d’água. No setor para esse atendimento especializado, o Hospital Regional conta com uma equipe de oito cirurgiões plásticos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas.

Assessoria de Imprensa do Hospital Regional de Trauma de CG