João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos ensinam agricultor a produzir e usar defensivos naturais em Catolé do Rocha

terça-feira, 28 de julho de 2015 - 12:40 - Fotos: 

Catole palma 28 07 270x151 - Técnicos ensinam agricultor a produzir e usar defensivos naturais em Catolé do RochaO uso de defensivos naturais no controle de pragas na lavoura, como também no combate à praga da cochonilha do carmim que ataca a palma forrageira, foi tema de treinamento para agricultores do Assentamento Frei Dimas, no Sitio São Miguel, em Catolé do Rocha, no Sertão, onde também foram repassadas informações sobre o cultivo de quintais produtivos.

Com o treinamento, foram beneficiadas 28 famílias agricultoras de assentamento em terras adquiridas pelo Incra que tinham manifestado a necessidade de assistência técnica à Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa (GU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap). O curso foi ministrado pelo assessor regional José Geraldo e o extensionista José Pereira, da GU em Catolé do Rocha, que repassaram informações aos agricultores sobre a preparação e o uso de defensivos naturais. Foram repassadas receitas que poderão ser utilizadas no controle de pragas em suas lavouras.

Catolé palma2 28 07 270x151 - Técnicos ensinam agricultor a produzir e usar defensivos naturais em Catolé do RochaO coordenador regional da Emater em Catolé do Rocha, Humberto Cavalcante, informou que no Sítio São Miguel existe uma unidade demonstrativa de palma resistente à cochonilha do carmim, onde serão produzidas raquetes para distribuição entre os agricultores familiares da região e, com isso, fazer que seja possível manter reserva de ração animal para o período de estiagem.

A presidente da Associação dos Agricultores do Assentamento Frei Dimas, Silvia Maria de Lima, destacou o trabalho dos extensionistas na orientação ao uso de defensivos nas suas plantações e também com relação ao acompanhamento da unidade demonstrativa de produção de palma. A agricultora trabalha com uma grande diversidade de culturas, de forma consorciada, já obtendo bons resultados de produtividade.

Sobre a praga na palma forrageira, a proposta dos técnicos da GU é evitar que venha trazer prejuízos para a pecuária, já que as cactáceas atacadas por essa cochonilha são um importante suporte alimentar dos animais.