João Pessoa
Feed de Notícias

Unidades de saúde do Estado montam esquema para feriado de São João

terça-feira, 23 de junho de 2015 - 10:09 - Fotos: 

As unidades de saúde do Estado montaram esquema especial de funcionamento para o período de São João. Alguns hospitais e centros de saúde reforçaram as equipes, outros funcionam em horários especiais ou trabalham normalmente.

Para garantir o atendimento da população no período de festa, o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa ampliou em 30% a equipe assistencial (médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e outras especialidades) nos dias 23 e 24 de junho.

No Complexo de Pediatria Arlinda Marques, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, o setor de Urgência e Emergência do Hospital funcionará normalmente, durante 24 horas, sem interrupção. Já o ambulatório será fechado no dia 24, como ocorre nos feriados. “Como o hospital não é referência em atendimento de demandas como queimaduras, por exemplo, o esquema de funcionamento e escala segue o mesmo, sem alteração”, informou o diretor geral da Unidade, Bruno Leandro de Souza.

No Complexo Clementino Fraga o atendimento hospitalar segue normalmente, durante 24 horas. O ambulatório fecha nesta quarta-feira (24) e volta às atividades na quinta-feira (25). “Não modificamos os horários de funcionamento e nem as escalas em virtude da baixa procura de usuários neste período de São João.

Por sua vez, o Hemocentro de João Pessoa segue normalmente as atividades no dia 23 e no dia 24 funcionará em regime de plantão, 24 horas, somente para a equipe que trabalha com a liberação das bolsas de sangue. O esquema de doações volta a funcionar na quinta-feira (25).

No Hospital Regional de Emergência e Trauma em Campina Grande, cidade do Maior São João do Mundo, a escala da equipe de plantão permanece a mesma. “Nossa equipe de profissionais é preparada para receber altas demandas”, adiantou o diretor geral, Geraldo Antônio.

As doações de sangue e atendimento aos pacientes no Hemocentro de Campina Grande param apenas no dia 24. A entrega de bolsas de sangue para as unidades que solicitarem segue durante 24 horas, sem interrupção.

OHospital Regional de Guarabira funciona durante o feriado de São João normalmente, com escalas de 24 horas em todas as especialidades: clínica médica, obstétrica, cirúrgica, pediátrica, além da urgência e emergência. O Regional de Guarabira é referência para 28 municípios do Brejo. “Estamos prontos para, durante o São João, continuar oferecendo atendimento de qualidade à população”, disse o diretor da unidade, Cleonaldo Freire.

O Hospital Regional de Cajazeiras funciona normalmente, sem alterações na escala. A parte administrativa segue em esquema de plantão já a partir da noite da segunda-feira (22), com dois coordenadores trabalhando por turno.

No Hospital e Maternidade de Coremas a rotina de trabalho será a mesma, funcionando 24 horas, e a escala de profissionais será mantida.

O Hospital de Itabaiana, referência em atendimento de Urgência e Emergência, obstetrícia e pediatria, manterá a escala para atender às eventuais demandas. De acordo com a diretora geral, Gilvânia Alves, a unidade funcionará normalmente durante 24h.

O Hospital de Lagoa de Dentro segue com atendimento normal no hospital durante 24 horas (urgência e emergência). O setor administrativo não funciona no dia 24. As demandas mais graves de pacientes serão encaminhadas para Guarabira ou João Pessoa.

A escala do Hospital de Solânea continua a mesma, com a mesma quantidade de profissionais dos períodos habituais. A unidade, que atende urgência, emergência e salas de parto, funcionará durante 24 horas.

O Hospital de Sousa segue com escala completa durante 24 horas. “Nosso hospital é referência em atendimento de urgência e emergência e, neste período, observamos um aumento de casos de acidentes de carros e motos que resultam em fraturas expostas”, informou a diretora geral, Apoliana Ferreira.

O Hospital de Taperoá, que atende demandas de urgência e emergência, segue funcionando durante 24 horas. Já o setor administrativo para no dia 24 e retoma as atividades no dia 25.

O Hospital de Picuí funcionará normalmente, com atendimento de urgência e emergência, clínica geral e obstetrícia. O hospital funciona 24 horas.

O Hospital de Piancó também funcionará normalmente, com médicos e fisioterapeutas plantonistas. O hospital atende demanda de urgência e emergência clínica, cirúrgica e obstétrica. Além disso, o anexo pediátrico também estará funcionando normalmente, 24 horas, com uma equipe multiprofissional para melhor atender seus pacientes.

O Hospital de Princesa Isabel segue com escala completa, com atendimento de urgência e emergência. “Tanto o hospital, quanto o Hemonúcleo e a UPA de Princesa Isabel seguirão abertos no feriado, em regime de plantão”, explicou o diretor geral do hospital, Ricardo Pereira.

O Regional de Queimadas funcionará com a escala normal. “Espero que seja um feriado tranquilo, mas estamos prontos para atender toda urgência”, disse o diretor da unidade hospitalar, Gianfrancisco de Macedo.

O Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, em Santa Luzia, que atende urgência e emergência, também funcionará normalmente. “Estamos muito tranquilos, pois estaremos funcionando de maneira bem completa nesse feriado”, disse o diretor da unidade, Tibério Morais.

O Hospital Geral de Serraria, que atende pequenas emergências, estará funcionando normalmente, 24 horas. “Pequenas emergências como acidentes de moto, por exemplo, nós atendemos. Casos mais graves são encaminhados para Guarabira”, disse Antônio Eduardo da Fonseca, diretor da unidade.

O Hospital Geral de Mamanguape vai funcionar normalmente, 24 horas, com seu atendimento clínico e de urgência e emergência. “Casos graves de traumas serão encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Estamos alerta para prestar um atendimento de qualidade”, disse a diretora do hospital, Isis Unfer.

Em Patos, o atendimento ao público será normal, tanto no Hospital Regional quanto na Maternidade. Ambos estão abertos 24 horas, para casos de urgência. Só o setor administrativo das unidades que estarão fechadas na quarta-feira (24), retornando na quinta-feira (25).

O Hospital Infantil Noaldo Leite, também em Patos, atenderá demanda de urgência normalmente. “Nosso atendimento para urgência será normal durante o São João, ou seja, 24 horas. Apenas o atendimento ambulatorial não funcionará no feriado, retornando na quinta-feira (25)”, explicou o diretor da unidade, Érico Djan de Alencar.

O Hospital de Itaporanga terá uma equipe de plantonistas formada por cirurgião, obstetra, além de três clínicos gerais na urgência, 24 horas. “Se Deus quiser será um São João bem tranqüilo, mas de qualquer forma, estamos a postos para casos de urgência”, disse Ana Ivanir Neves, diretora geral da unidade.

O Hospital de Itapororoca também vai funcionar normalmente, com anestesistas, clínica médica e pediátrica; cirurgião e urgência e emergência 24 horas.

Da mesma forma será o atendimento no Hospital Regional de Pombal, com urgência e emergência 24 horas, além de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem de plantão.