João Pessoa
Feed de Notícias

Governo mostra vantagens de plantar algodão colorido durante dia de campo

quinta-feira, 10 de setembro de 2015 - 17:12 - Fotos: 

Emater dia do campo sobre algodao colorido em salgado de sao felix 3 270x191 - Governo mostra vantagens de plantar algodão colorido durante dia de campoQuem plantar algodão colorido seguindo padrão agroecológico terá a compra garantida. Seu cultivo surgiu na Paraíba como alternativa econômica em substituição às variedades que estavam sendo dizimadas pela praga do bicudo. Esta foi a certeza que ficou entre os agricultores familiares que participaram nesta quinta-feira (10) do Dia de Campo sobre Algodão Colorido na Fazenda Campos, em Salgado de São Félix, numa promoção do Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, em parceria com a Embrapa Algodão, BNB e Prefeitura municipal.

Organizado pela Emater, o Dia de Campo teve a participação de 130 pessoas, entre técnicos, pesquisadores e agricultores familiares interessados em conhecer as tecnologias de cultivo desta variedade de algodão. Dividido em quatro estações, o evento começou às 8h e se estendeu até meio dia, com os participantes divididos em quatro grupos que percorriam cada local onde os técnicos explicavam as vantagens de cultivo, tiravam dúvidas e se comprometiam continuar com a assistência quando desejarem realizar seus plantios, a exemplo do que sempre fizeram.

Emater dia do campo sobre algodao colorido em salgado de sao felix 1 270x191 - Governo mostra vantagens de plantar algodão colorido durante dia de campoNa região de Itabaiana, o escritório regional da Emater trabalha junto a um grupo de agricultores que deseja plantar algodão colorido seguindo todas as normas de cultivo agroecológico, a exemplo do que já é feito em outras regiões do Cariri e do Sertão. Na ocasião, o diretor técnico da empresa, Vlaminck Saraiva, disse que a realização do segundo dia de campo na mesma fazenda (o primeiro foi no ano passado) era uma demonstração de que os agricultores estão acreditando nesta cultura.

O representante da empresa catalã Orgânic Cothon Colours, Diogenes Fernandes, garantiu que toda a produção será adquirida, mas, para tanto, é preciso seguir alguns critérios indispensáveis, a começar pela garantia da ausência de produtos nocivos à saúde, as famílias estejam organizadas em grupo e, essencialmente, trabalhem com produção de forma integrada com outras culturas. “Pensamos na família agricultora como um todo e garantimos a compra de todo o algodão produzido”, afirmou. Há quatro grupos de agricultores que trabalham com algodão colorido no Nordeste, deste um fica na Paraíba, espalhado em várias regiões.

Emater dia do campo sobre algodao colorido em salgado de sao felix 3 270x191 - Governo mostra vantagens de plantar algodão colorido durante dia de campoEle destacou que a Emater-PB e outros parceiros vêm trabalhando junto aos agricultores com o sistema ecológico de produção de algodão colorido. Uma dessas famílias é o sr. João Lourenço Gonçalves, dono da fazenda onde se realizou o Dia de Campo. Ele plantou dois hectares de algodão colorido da variedade Rubi, pelo segundo ano consecutivo e está satisfeito, inclusive destacou o trabalho da extensão rural da Emater na orientação e sucesso dos trabalhos.

Outro agricultor que também está trabalhando com algodão colorido é João Bernardo Sobrinho, que tem 1,5 hectares plantados, com uma produtividade dentro do planejado, apesar da pouca chuva na região, que atingiu o índice de 178 milímetros neste ano.

Ao evento compareceram, entre outros, o coordenador de Operações da Emater, Alexandre Alfredo, o assessor estadual de algodão José Joacy dos Santos, o coordenador regional da Emater em Itabaiana, Paulo Emilio, além do pesquisador da Embrapa Algodão, Dalfran Gonçalves do Vale, e o coordenador do Cooperar, Roberto Vital.