João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado organiza atividades em alusão ao Dia Mundial do Coração

terça-feira, 29 de setembro de 2015 - 11:13 - Fotos: 

O Dia Mundial do Coração foi comemorado no último dia 27. Em alusão à data, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza nesta terça-feira (29), várias ações de prevenção às doenças cardiovasculares. Das 8h ao meio-dia, no Ponto de Cem Réis, são oferecidos serviços como verificação de Pressão Arterial, Teste de Glicemia, Testes Respiratórios (Espirometria e Oximetria de Pulso), Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações para prática de atividade física, orientação sobre alimentação saudável e sobre tabagismo.

“As ações em comemoração ao Dia Mundial do Coração têm por objetivo prevenir e combater os fatores de risco modificáveis, como tabagismo, colesterol alterado, hipertensão arterial, inatividade física, sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, elevada circunferência abdominal, presença de diabetes e alimentação inadequada, que contribuem para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, mostrando a importância de se adotar hábitos saudáveis”, disse a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Gerlane Carvalho.

O evento é realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Região Paraíba, Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, Hospital Clementino Fraga e Faculdade Maurício de Nassau.

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), de janeiro a agosto deste ano 4.029 pessoas morreram vítimas de doenças cardiovasculares. Ano passado foram registrados 7.643 óbitos e em 2013, 7.970.

Sobre a doença – As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos. Segundo o Ministério da Saúde, elas lideram as causas de morte no Brasil, assim como na média dos países do mundo, respondendo por cerca de um terço do total de óbitos.

Essas doenças têm apresentado cada vez mais incidência na população, isto porque a vida moderna estimula o sedentarismo e uma alimentação inadequada. Estima-se que no Brasil existam, pelo menos, 600 mil pessoas que convivem com algum tipo de problema cardíaco. Apesar de mais comuns a partir dos 45 anos, as doenças cardiovasculares são resultado da combinação de fatores de risco – como tabagismo, colesterol alto, diabetes e pressão alta – durante anos e anos.

As doenças cardiovasculares mais comuns são infarto, insuficiência cardíaca, má circulação, arritmias e derrame cerebral. Os maiores fatores de risco para essas doenças são colesterol alto, tabagismo, pressão alta, obesidade e sedentarismo.

Prevenção – A melhor forma de prevenir ou adiar ao máximo o surgimento de doenças cardiovasculares é levar uma vida saudável. Os cuidados começam com a alimentação, que deve privilegiar vegetais, gordura vegetal, cereais e frutas. O consumo exacerbado de carnes, gordura animal, derivados do leite, açúcar e cerveja leva a problemas cardiovasculares. Sal em excesso também é perigoso, especialmente para quem tem pressão alta. A boa alimentação pode evitar problemas de colesterol, pressão alta e obesidade.

Praticar exercícios físicos regulares é o segundo passo para cuidar da saúde do coração. A atividade física beneficia o controle da pressão arterial, do colesterol e também da glicose, além de ajudar a emagrecer. Também é importante manter distância do cigarro.

Além desses cuidados no dia-a-dia, todas as pessoas – mesmo as que se sentem absolutamente saudáveis – devem visitar o consultório médico com regularidade, ao menos uma vez por ano.

Não se deve aguardar o aparecimento de problemas porque colesterol alto e hipertensão são assintomáticos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a medição do colesterol no sangue seja feita periodicamente, a partir dos 20 anos. Mas é bom lembrar que nem mesmo as crianças estão livres do problema.

Quem fuma, tem colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes, é obeso ou sedentário, ou ainda têm pais ou irmãos com problemas cardiovasculares deve ter atenção redobrada. Nesse grupo estão as pessoas que têm maior tendência a sofrer do coração. O velho ditado é ainda o mais apropriado: prevenir é o melhor remédio – principalmente para o coração.