João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde finaliza os preparativos da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal

sexta-feira, 6 de novembro de 2015 - 17:21 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está finalizando os preparativos para a realização de mais uma Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, que neste ano terá como “Dia D” o 28 de novembro. Nos próximos dias 10, 11 e 12 serão realizadas reuniões nas 9ª e 10ª; 8ª e 4ª Gerências Regionais de Saúde, respectivamente, para repassar as informações sobre a operacionalização da campanha objetivando uma cobertura vacinal, período da campanha, informes técnicos e tirando todas as dúvidas junto aos técnicos dos diversos municípios. Já foram realizadas  reuniões nas outras Gerências.

Na Paraíba a meta é imunizar 604.992 animais, sendo 413.079 cães e 191.913 gatos. Para isso, serão colocados à disposição  da população mais de 900 postos espalhados nos 223 municípios, que funcionarão das 8h às 17h, mobilizando aproximadamente seis mil profissionais de saúde.

Pelo sétimo ano consecutivo será utilizada a Vacina de Cultivo Celular em cães e gatos, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura e que faz parte do Plano de Eliminação da Raiva Humana transmitida por cães e gatos, principal  foco da doença no ciclo urbano, e do Programa Nacional de Imunização, protocolo assinado pelos países latinos, junto à Organização Mundial de Saúde (OMS). Deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de idade, em bom estado de saúde. Não há contraindicação.

“É importante a imunização destas espécies pelo fato do Ministério da Saúde ter assumido o compromisso de eliminar a raiva humana transmitida por cães, principal foco da doença no ciclo urbano, até o final deste ano”, explicou o chefe do Núcleo de Zoonozes, da SES, Francisco de Assis.

A SES já disponibilizou para todos os municípios os insumos necessários (seringas, agulhas e vacinas). Para esta campanha o Ministério da Saúde enviou 650.000 doses de vacina, seringas e agulhas. Vale ressaltar que serão utilizadas seringas e agulhas descartáveis, proporcionando uma melhor qualidade no serviço, evitando possíveis contaminações.

A raiva – É uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio de mordeduras, arranhaduras, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A doença acomete o Sistema Nervoso Central, levando a óbito em curto espaço de tempo. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. A única forma de evitá-la é a vacinação.

A raiva apresenta quatro ciclos de transmissão: no ciclo rural tem como principais transmissores os bovinos, caprinos, suínos, ovinos e equídeos; no ciclo silvestre, as raposas, guaxinins, macacos e roedores têm maior destaque na transmissão da doença; no ciclo aéreo, os morcegos representam maior perigo e no ciclo urbano os principais responsáveis pela manutençao do vírus rábico são os cães e gatos.