João Pessoa
Feed de Notícias

Ex-Delegados Gerais homenageados em galeria que será inaugurada nesta sexta-feira na SEDS  

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015 - 18:19 - Fotos: 

DELEGADOS GERAIS homenagem 270x191 - Ex-Delegados Gerais homenageados em galeria que será inaugurada nesta sexta-feira na SEDS   Os ex-delegados gerais de Polícia Civil da Paraíba terão a partir de agora um espaço próprio onde serão “imortalizados” os períodos de suas gestões à frente do órgão. É que a Galeria dos ex-delegados gerais será inaugurada nesta sexta-feira (11), a partir das 9h, no hall de acesso à Delegacia Geral na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEDS), em João Pessoa. Além dos 13 ex-delegados gerais, serão homenageados os dois servidores mais antigos da área administrativa da sede da Secretaria, sendo um homem e uma mulher.

Para o secretário Cláudio Lima, da Segurança e Defesa Social, este é um momento especial porque os delegados estarão sendo reconhecidos pelos serviços prestados ao longo de vários anos. “A importância da galeria dos ex-delegados gerais reside no fato de ser um registro histórico e uma concepção nova da gestão da segurança pública. A partir do reconhecimento ao trabalho, vamos também adequando e somando conhecimentos com quem já passou por este importante cargo”, disse o secretário.

O delegado geral da Polícia Civil, João Alves, disse que a galeria é muito importante porque será a memória dos delegados que contribuíram para o desenvolvimento da Instituição. “É a memória da nossa Instituição que está sendo guardada nesta galeria. Os delegados que trabalharam diuturnamente para garantir uma segurança pública mais eficiente terão esse trabalho registrado a partir de agora”, argumentou.

Para o delegado geral adjunto, Iasías Gualberto, o importante é destacar que a galeria está sendo instalado em um momento ímpar para a Segurança Pública na Paraíba. ‘É um momento especial em que muitas operações estão sendo realizadas e a Polícia Civil mostra cada vez mais eficiência. Toda essa estrutura passa pela organização da Delegacia Geral, que é um órgão participativo e decisivo para a Segurança Pública no Estado”, destacou.

Na galeria que será inaugurada nesta sexta-feira algumas peculiaridades chamam a atenção. Um exemplo é que o atual delegado geral, João Alves, aparece na galeria dos “ex” pelo fato de já ter assumido o cargo por duas vezes antes da atual gestão. “Apesar de ser o atual, ele também será homenageado como ex-delegado geral. Por isso sua foto está na galeria, bem como o registro dos anos em que ele assumiu o cargo nas ocasiões anteriores”, explicou Erilberto Silva, assessor da Delegacia Geral.

Outro fato de destaque é que a Delegacia Geral de Polícia Civil é um órgão autônomo administrativamente e tem participação efetiva nas decisões que são planejadas e executadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado. “A Polícia Civil do Estado da Paraíba, nos termos da Lei Complementar nº 85, de 12 de agosto de 2008, é dirigida pelo Delegado Geral de Polícia Civil, goza de autonomia operacional e administrativa e participa, de forma decisiva, da elaboração da proposta orçamentária, para o cumprimento de seus encargos institucionais”, informou a assessoria da Delegacia Geral.

“É um tributo da Polícia Civil da Paraíba àqueles que assumiram o mais alto cargo e que deram sua contribuição para que a Instituição seja reconhecida como uma das mais eficientes da área em todo o país”, destacou o assessor da Delegacia Geral, Erilberto Silva.

Ainda segundo a assessoria da Delegacia Geral, a galeria será atualizada sempre que houver passagem de comando do cargo. “É imprescindível que um delegado geral que deixe o cargo tenha sua imagem e a data do período de sua gestão expostas imediatamente na galeria. Isso vai garantir que o seu trabalho seja lembrado pelas futuras gerações de delegados e de outros servidores da Secretaria da Segurança Pública, além de autoridades e visitantes que frequentem o órgão a partir daquele momento”, concluiu Erilberto Silva.

OS HOMENAGEADOS

ü  José Salvador Pereira

ü  Maria Rodrigues Pereira de Vasconcelos

ü  Heraldo de Melo Gouveia

ü  Getúlio Lira Machado

ü  Paulo Justino de Alencar Feitosa

ü  Isaías Olegário da Silva

ü  Severino de Carvalho Lopes

ü  Gerson Alves Barbosa

ü  Canrobert Rodrigues de Oliveira

ü  Severiano Pedro do Nascimento Filho

ü  Carlos Alberto Ferreira da Silva

ü  Ivanisa Olímpio de Almeida

ü  João Alves de Albuquerque

ü  Renivaldo Alves da Costa (servidor administrativo)

ü  Liedja Maria Barbosa de Albuquerque (servidor administrativo)