Dando continuidade ao Plano de Fortalecimento de Comercialização da Agricultura Familiar no Estado, presente nos 223 municípios paraibanos, foi realizada uma reunião na quarta-feira (11), em Princesa Isabel, no Sertão, com a participação da diretoria técnica, coordenação de operações, 15 coordenadores regionais da Emater e responsáveis pela execução dos programas Pnae e PAA Estadual.
A Emater, empresa integrante da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Sedap, nos meses anteriores havia realizado seminários com palestras e mesa redonda sobre “Legislação, mapeamento e perspectivas do Pnae na Paraíba”, quando abordava a Lei 11.947/2009 e a Resolução nº 4, de 2 de abril de 2015, que tratam, principalmente, das alterações dos valores que cada agricultor pode fornecer junto ao Pnae e outros procedimentos de execução do programa, numa parceria com o Ministério Público Federal e a participação de gestores públicos municipais.
A reunião desta semana, que foi específica para os técnicos da Emater envolvidos na execução dos programas em suas regiões, foi coordenada pelo diretor técnico Vlaminck Paiva Saraiva, e teve a participação do coordenador de operações da Emater, Alexandre Alfredo, e de Flávio Müller Borghezan, gerente dos programas em nível de Emater. Entre outros temas, a programação constou de uma avaliação do trabalho junto a agricultores familiares fornecedores, levantamento da produção e relacionamento com as parcerias.
A comercialização da produção agrícola junto aos programas de compra governamental tem se constituído numa importante fonte de venda para os agricultores familiares assessorados pela Emater.
São atendidos pelo Pnae, por meio da merenda escolar, os alunos de toda a educação básica (infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público).