João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado promove atendimento de saúde gratuito pelo Dia Mundial do Diabetes

sexta-feira, 13 de novembro de 2015 - 12:52 - Fotos:  Ricardo Puppe

RicardoPuppe DiaMundialDiabetes 3 portal 270x202 - Governo do Estado promove atendimento de saúde gratuito pelo Dia Mundial do DiabetesO Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa, foi transformado, durante toda a manhã desta sexta-feira (13), numa espécie de “unidade de saúde” com diversos serviços gratuitos, referentes à prevenção, cuidados e atendimento do diabetes. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os hospitais Clementino Fraga e Edson Ramalho (que integram a rede de saúde do Estado), a Faculdade Maurício de Nassau e a Sociedade Brasileira de Cardiologia – seccional Paraíba, é em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro.

Entre os serviços disponibilizados estão avaliação dos ‘pés do diabético’, orientações sobre os cuidados com a saúde bucal, teste de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, avaliação antropométrica, orientação nutricional e sobre o tabagismo, apoio psicológico ao tabagista, além do teste Fargerstrom, que visa analisar o grau de dependência de nicotina do organismo e orientações sobre prática integrativas (meditação, acupuntura, reiki, aromaterapia, etc), que têm o objetivo de atender as pessoas como um todo, observando a parte saudável e expandindo para o resto.

RicardoPuppe DiaMundialDiabetes 5 portal 270x202 - Governo do Estado promove atendimento de saúde gratuito pelo Dia Mundial do Diabetes“A nossa intenção foi trazer para um dos pontos mais movimentados no centro de João Pessoa todos os serviços que atendam as necessidades dos diabéticos; dos familiares que querem ajudar quem tem a doença e também de quem quer se prevenir contra o problema,” disse a coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da SES, Gerlane Carvalho.

O aposentado Geraldo Jerônimo da Silva, de 75 anos, já sabe que tem diabetes, mas não está seguindo o tratamento que lhe foi indicado há alguns anos. “Eu estava precisando de um ‘puxão de orelhas’, pois não estou tomando o medicamento de diabetes”, confessou.

RicardoPuppe DiaMundialDiabetes 4 portal 270x202 - Governo do Estado promove atendimento de saúde gratuito pelo Dia Mundial do DiabetesA enfermeira Luana Suassuna, do setor que atende diabéticos no Hospital Edson Ramalho, conversou com o aposentado e disse que essa descontinuidade no tratamento é muito comum. “Não é fácil pra pessoa que viveu a vida toda tendo certos hábitos e de uma hora pra outra ter que mudá-los devido à doença. A consequência é o não cumprimento do tratamento. Então, no caso de seu Geraldo, a orientação foi retornar ao médico para fazer uma nova avaliação sobre os medicamentos prescritos anteriormente”, informou.

“Vou fazer o que a enfermeira disse e voltar a tomar meu remédio. Por isso que é bom o governo fazer estas ações porque lembra a gente o que nunca deveria esquecer, que é cuidar da saúde”, disse o aposentado.

RicardoPuppe DiaMundialDiabetes 2 portal 270x202 - Governo do Estado promove atendimento de saúde gratuito pelo Dia Mundial do DiabetesJá Arlindo Alexandre, de 48 anos, aproveitou para checar a saúde e descobriu que está tudo em ordem. Ele não tem diabetes e, mesmo assim, fez questão de passar por todos os serviços. “Eu moro sozinho e faço tudo dentro de casa; todo final de semana jogo bola e me preocupo muito com a alimentação. Como frutas, verduras e legumes, porque gosto e também porque fazem bem. Sempre que têm estes serviços participo de tudo porque acho muito importante para a nossa saúde”.

Na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde desenvolve uma série de ações e políticas públicas de prevenção e combate à doença com a disponibilização de exames e orientações médicas. Durante todo o ano,  são organizadas palestras, seminários, qualificações profissionais e ações de saúde enfatizando a importância de investigar e tratar não só a diabetes, mas também a hipertensão e o tabagismo que são fatores de risco.

RicardoPuppe DiaMundialDiabetes 6 portal 270x202 - Governo do Estado promove atendimento de saúde gratuito pelo Dia Mundial do DiabetesDados – De acordo com a estimativa do Ministério da Saúde, baseado no Pacto pela Vida, cerca de 5,3% da população do Estado é diabética, uma média de 210.526 pessoas. No município de João Pessoa, a estimativa é que cerca de 4,7% da população, ou seja, 37.197 pessoenses têm diabetes.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a doença foi responsável por 1.807 mortes em 2013 e 1.786 em 2014, enquanto neste ano já foram registrados 1.190 óbitos. Os pacientes diabéticos podem ser atendidos e acompanhados nas Unidades de Saúde do Município e, em caso de intercorrências, em qualquer hospital público ou privado.

A doença – O diabetes é uma síndrome metabólica caracterizada pelo excesso de glicose no sangue. O problema é causado pela redução ou falta de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. A enfermidade pode ocasionar diversas complicações, entre as quais cegueira, derrame cerebral, impotência sexual, infecções e insuficiência renal. A diabetes mellitus está entre as cinco doenças que mais matam.

O diagnóstico precoce, seguido do controle do nível de açúcar no sangue, contribui para a prevenção desses males. Hereditariedade, obesidade, infecções graves, gravidez, cirurgias, estresse, envelhecimento e sedentarismo são alguns dos fatores que concorrem para o aparecimento do diabetes. A enfermidade apresenta alguns sintomas: sede exagerada, perda de peso, muita fome, desânimo, fadiga, tremores, visão embaraçada e cicatrização difícil, entre outros.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia.