João Pessoa
Feed de Notícias

Mais de 58% dos imóveis de Bayeux já foram visitados dentro das ações de combate ao Aedes aegypti

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016 - 12:54 - Fotos:  Ricardo Puppe

RicardoPuppe Visita AEDES Tambaí 43 1 270x192 - Mais de 58% dos imóveis de Bayeux já foram visitados dentro das ações de combate ao Aedes aegyptiDentro das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no município de Bayeux, em 12 dias de trabalho já foram visitados 58,22% dos imóveis, ou seja, do total de 39 mil e 500, as equipes já passaram por 23 mil domicílios. As ações estão sendo promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde o último dia 5 de janeiro, em parceria com o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros e as prefeituras. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que todos os imóveis do Estado sejam visitados até o dia 31 de janeiro, com o objetivo de detectar e exterminar criadouros e focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zyka vírus.

RicardoPuppe Visita AEDES Tambaí 321 1 270x192 - Mais de 58% dos imóveis de Bayeux já foram visitados dentro das ações de combate ao Aedes aegyptiAté agora, em Bayeux, já foram visitados os bairros São Vicente, Imaculada e São Lourenço. Nesta sexta-feira (22), está ocorrendo no bairro Tambaí, com a participação de 20 soldados do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado. A primeira casa visitada foi a de um caminhoneiro que passa o dia fora e deixa a chave do imóvel com uma vizinha. A casa estava repleta de possíveis criadouros do mosquito, já que no jardim havia sucata e no quintal muitos pneus, vaso sanitário, caixa de descarga e outros recipientes que acumulam água. Os soldados do Exército jogaram as águas fora e colocaram os recipientes de uma forma que evita o acúmulo de água.

RicardoPuppe Visita AEDES Tambaí 22 1 270x192 - Mais de 58% dos imóveis de Bayeux já foram visitados dentro das ações de combate ao Aedes aegyptiNa casa vizinha eles não tiveram como entrar porque a dona passa o dia fora e, segundo outros moradores, quando está em casa ela não permite a entrada dos Agentes Comunitários. Segundo o supervisor geral da ação em Bayeux, Eduardo Mendonça, imóveis fechados é um grande problema. “Até agora, registramos 4.186 imóveis fechados. E em casos como este em que os moradores denunciam que no imóvel fechado há focos do mosquito, a Prefeitura aciona o Ministério Público e a Justiça para que o trabalho seja realizado e, dessa forma, não prejudique a comunidade”, explicou.

Já o aposentado Erones da Silva fez questão de abrir as portas de sua casa, embora já tivesse de saída. “Este trabalho é muito importante e fico feliz em receber a visita de quem está com o objetivo de combater um mal que prejudica a todos nós. Eu mesmo já tive dengue e foi horrível. O que estiver ao meu alcance para evitar o mosquito, eu vou fazer”, declarou.

RicardoPuppe Visita AEDES Tambaí 2 1 270x192 - Mais de 58% dos imóveis de Bayeux já foram visitados dentro das ações de combate ao Aedes aegyptiMichele Silva é secretária de uma creche municipal que também recebeu a visita dos soldados. Segundo ela, das cinco pessoas que moram em sua casa, quatro tiveram zyka no ano passado. “Todos tivemos febre, dores e manchas no corpo, dor nos olhos, falta de apetite e muita fraqueza. Nós sempre tomamos cuidado para evitar o mosquito e, mesmo assim, adoecemos. Agora eu não fico mais de braços cruzados. Faço a minha parte e converso com os vizinhos, colegas de trabalho para que façam o mesmo, pois as pessoas têm que entender que esta é uma luta de todo mundo”, disse.

RicardoPuppe Visita AEDES Tambaí 1 270x192 - Mais de 58% dos imóveis de Bayeux já foram visitados dentro das ações de combate ao Aedes aegyptiCom a presença de soldados do Exército, a ação está ocorrendo, simultaneamente, além de Bayeux, em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Campina Grande. E com o Corpo de Bombeiros, nos municípios do Conde, Alhandra e Malta. Nos demais municípios, as ações vêm ocorrendo com os Agentes Comunitários de Endemias (ACE), realizando as visitas domiciliares.