João Pessoa
Feed de Notícias

Jornalistas podem se inscrever para oficina nos Congressos de HIV/Aids e Hepatites Virais até dia 11 de novembro

quarta-feira, 4 de novembro de 2015 - 16:33 - Fotos: 

Terminam no dia 11 deste mês as inscrições para jornalistas interessados em participar da “Oficina de Atualização em HIV/Aids e Hepatites Virais para jornalistas”, seguida de entrevista coletiva, no dia 16 de novembro, às 14h30, no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), na Capital. O evento está dentro da programação do 10º Congresso de HIV/Aids e do 3º Congresso de Hepatites Virais, que acontecerão no período de 17 a 20 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa. O objetivo da oficina é contribuir na preparação dos profissionais de comunicação e estudantes que farão a cobertura dos congressos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email informacoes@aids.gov.br. No assunto do email deve conter: Oficina HIV/Aids e Hepatites. E no corpo do texto: nome completo, identidade, veículo onde trabalha e função.

São 100 vagas, sendo 50 para jornalistas de todas as mídias da região, 30 para assessores das secretarias e outros órgãos públicos envolvidos no apoio ao evento e 20 para estudantes interessados em participar da cobertura dos congressos (pré-inscritos em seleção divulgada em faculdades de comunicação da Capital).

A oficina será ministrada pelo diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV), do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, que também é presidente dos Congressos, e pelo médico infectologista Evaldo Stanislau, coordenador do Comitê Científico do 3º Congresso de Hepatites Virais. A mediação será feita pelo jornalista e coordenador da Assessoria de Comunicação do DDAHV, Marcelo Oliveira.

Após a oficina sobre Aids e Hepatites, Mesquita e Stanislau apresentarão temas importantes dos dois congressos durante entrevista coletiva, que também terá a participação da coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ivoneide Lucena.

“A oficina vem na hora certa, uma vez que a epidemia de Aids é bastante mutante e se faz necessário atualizações, principalmente, na categoria de jornalistas, radialistas e profissionais das mídias, por serem interlocutores junto a população em geral que, muitas vezes, acessa informações de saúde ou de prevenção através da mídia”, disse Ivoneide.

Programa da oficina:

14h30 – Cenário do HIV/Aids no Brasil e no Mundo – Fábio Mesquita

15h00 – Perguntas da plateia

15h10 – Cenário das Hepatites Virais no Brasil e no Mundo – Evaldo Stanislau

15h40 – Perguntas da plateia

15h50 – Destaques do X Congresso de HIV/Aids – Fábio Mesquita

16h10 – Destaques do III Congresso de Hepatites Virais – Evaldo Stanislau

16h30 – Entrevista coletiva – Mesquita, Stanislau e Ivoneide Lucena

O 10º Congresso de HIV/Aids e do 3º Congresso de Hepatites Virais serão promovidos pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Governo da Paraíba. A expectativa é que compareçam três mil pessoas do Brasil e de todo mundo, entre trabalhadores da saúde, professores universitários, estudantes de pós-graduação e a população chave, a exemplo de usuários vivendo com HIV/Aids ou Hepatites, profissionais do sexo, travestis, transexuais, jovens gays, etc.

Confira a programação do Congresso no portal: http://aidshvbrasil2015.aids.gov.br/sites/default/files/programacao/programacao_site.pdf