A Ouvidoria do Hospital Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro, setor porta-voz dos usuários do SUS que funciona desde julho de 2013, vem se destacando por conseguir dar solução às reivindicações dos pacientes, acompanhantes e funcionários.
No ano passado, os ouvidores receberam uma demanda de 125 reclamações, conseguindo direcioná-las aos seus respectivos setores, que resolveram 100% das queixas. Segundo o ouvidor Bismarck Sousa da Nóbrega, o relatório anual de 2015 aponta como principais causas dessas queixas, demora nos atendimentos cirúrgicos, especialmente ortopédicos, e entrega dos prontuários para que as vítimas de acidentes deem entrada no DPVAT - Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, além de pedidos para aumento no número de médicos e solicitações para colocação de ar condicionado nas enfermarias.
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, dois ouvidores fazem o trabalho de escuta da clientela do Hospital Regional, indo in loco aos leitos das enfermarias, na urgência, em qualquer setor que houver pacientes, acompanhantes e funcionários, aplicando questionários sobre o atendimento que lhes é oferecido, tirando dúvidas e buscando solução nos setores de competência. As queixas podem ser encaminhadas também por telefone e email da ouvidoria.
“A direção do Hospital possui uma relação bastante estreita com a Ouvidoria, buscando rápida resolutividade das demandas que a ela chega”, comentou Bismarck. Houve significativa queda no número de reclamações em torno do serviço de cirurgia ortopédica, onde há semana que as equipes ortopédicas conseguem zerar a demanda. Antes havia longa fila e pacientes chegavam a passar mais de um mês à espera do procedimento.