João Pessoa
Feed de Notícias

Criadores paraibanos cultivam palma forrageira para enfrentar período de estiagem

sexta-feira, 18 de março de 2016 - 15:46 - Fotos: 

emater criadores plantam palma na falta de racao  1 270x183 - Criadores paraibanos cultivam palma forrageira para enfrentar período de estiagemA produção de forragem para o rebanho durante o período de estiagem consta do plano da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater a partir da implantação de tecnologias de convivência com o semiárido. Entre as alternativas está o plantio de palma forrageira, de sorgo e outras leguminosas.

emater criadores plantam palma na falta de racao  2 270x183 - Criadores paraibanos cultivam palma forrageira para enfrentar período de estiagemNesta semana, no município de Uiraúna, Sertão paraibano, extensionistas rurais da Unidade Operativa da Emater-GU local assessoram o agricultor familiar Geraldo Nogueira de Almeida na implantação de 1,2 hectares de palma forrageira irrigada com sistema por gotejamento, na sua propriedade, Santa Humbelina.

emater criadores plantam palma na falta de racao  6 270x183 - Criadores paraibanos cultivam palma forrageira para enfrentar período de estiagem“Ele é muito receptivo às orientações dos extensionistas”, comentou o coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino. O agricultor está plantando 40 mil raquetes de palma, num espaçamento de 2,0 x 0,15 cm, compradas no município de Piancó, ao preço de R$ 0,18 a  unidade. Outros agricultores, seguindo a orientação da Emater GU, também estão cultivando a palma forrageira.

emater criadores plantam palma na falta de racao  5 270x183 - Criadores paraibanos cultivam palma forrageira para enfrentar período de estiagemNa propriedade está sendo plantada em sistema adequado a variedade orelha de elefante, resistente a cochonilha do carmim. Na região de Sousa, orientados pela Gestão Unificada, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), os criadores estão optando por preparar reserva estratégica para alimentação dos rebanhos em período de prolongadas estiagens. Foram realizados dias de campo e a instalação de unidades demonstrativas, o que chamou a atenção de todos para essa iniciativa que traz bons resultados.

Com relação à produção de palma resistente a Cochonilha do Carmin, a Emepa está dando sua contribuição para a convivência com o semiárido, ao desenvolver pesquisas para a produção de raquetes de palma que estão disponíveis.