O Governo do Estado enviou na última semana ao município de Quixaba, localizado no sertão paraibano, material de campo para combate ao mosquito Aedes aegypti. Munidos de bolsa em lona, lanterna, prancheta, protetor solar, vestimenta, boné, dentre outros instrumentos para melhorar o trabalho preventivo, os agentes de endemias da 6ª Gerência Regional de Saúde vem fazendo o dever de casa contra o temido mosquito.
Sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, a equipe de agentes de endemias vem realizando ações preventivas a fim de evitar a proliferação do mosquito, que se tornou foco de atenção mundial devido a sua relação com a microcefalia. Transmitido pelo zika vírus, que tem como hospedeiro o Aedes, a doença provoca graves sequelas no desenvolvimento da criança, inclusive a morte.
Arrastões de limpeza pela cidade, visitas in loco em todas as residências, inclusive do campo, tudo tem recebido o olhar atento do pessoal da saúde, que aproveita para conscientizar e orientar os habitantes sobre como evitar possíveis criadouros do mosquito. Todas as secretarias estão unidas nas atividades de combate ao Aedes.
José Francisco Segundo, secretário de Saúde de Quixaba, explica que a população sempre foi bastante participativa quando convidada a envolver-se em campanhas de prevenção a doenças. “Especialmente os alunos, que abraçam as campanhas e levam conhecimento para casa, para seu vizinho. A conscientização é nossa melhor arma contra o mosquito e se cada cidadão cumprir seu papel, venceremos essa guerra”, comentou.
Nesta última terça-feira (17), o prefeito de Quixaba, Júlio Cezar, manteve mais uma reunião com o secretário José Segundo e com todos os coordenadores de saúde, a exemplo da atenção básica, epidemiologia, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e de endemias, com intuito de traçar metas de trabalho de combate ao mosquito da dengue. “Essas reuniões são importantes, pois permite-nos trabalhar de forma bastante coesa e cientes do que temos que fazer. O resultado de todo esse trabalho, das ações de campo é que Quixaba não teve nenhum caso confirmado de dengue de 2014 aos dias atuais”, acrescentou Segundo.