João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores cultivam coco com uso racional de água em Sousa

quarta-feira, 6 de abril de 2016 - 09:32 - Fotos: 

06 04 16 agricultores sao orientados uso racional deguapar 4 270x192 - Agricultores cultivam coco com uso racional de água em SousaO uso racional de água na irrigação no Perímetro Irrigado de São Gonçalo, nas Várzeas de Sousa, tem possibilitado aos agricultores familiares o aumento da renda mensal com o cultivo do coco e outras culturas. Todo o trabalho é executado com o acompanhamento da assistência técnica da Emater, a partir do termo de cooperação assinado entre a Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), com o Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa.

O agricultor Rosalvo Vieira de Sousa colheu 18 mil unidades de coco verde em um período de 45 dias, mostrando-se satisfeito com o preço 06 04 16 agricultores sao orientados uso racional deguapar 1 270x192 - Agricultores cultivam coco com uso racional de água em Sousacomercializado de R$ 1,00. As despesas com a colheita e carregamento ficam por conta do comprador, que emprega mais seis pessoas.

Outros agricultores do Perímetro também têm obtido bons resultados, como o agricultor Ivanaldo Alves de Andrade que trabalha com coco anão consorciado com a cultura de banana, em uma área de quatro hectares. No intervalo de 45 dias, ele colhe de 30 mil unidades de coco verde. Como sempre, durante a visita dos técnicos, ele recebe orientação quanto aos tratos culturais, a exemplo da adubação.

06 04 16 agricultores sao orientados uso racional deguapar 3 270x192 - Agricultores cultivam coco com uso racional de água em SousaOs extensionistas realizam demonstrações práticas de controle de pragas que atacam os coqueirais, com o uso de armadilhas para a captura dos insetos.

O coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino, disse que a falta de água dizimou boa parte da plantação de coco, comprometendo a produção. Devido a isso, os agricultores estão sendo orientados a trabalhar com outras culturas de forma consorciada.