O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), em parceria com a Embrapa e a Assembleia Legislativa da Paraíba, promove nesta sexta-feira (4) um seminário para tratar da safra 2015 com tema Reordenamento da cadeia produtiva do sisal “Fibra forte da Paraíba”. O evento acontecerá a partir das 8h, no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité.
Segundo o secretário da Agricultura Familiar, Lenildo Morais, o seminário contará com a participação de pesquisadores, técnicos, professores universitários e secretários de Estado. “Estamos buscando soluções definitivas. Essa é a missão que recebemos do governador Ricardo Coutinho”, disse o secretário.
Lenildo destacou que inúmeras pesquisas direcionadas ao uso do sisal estão sendo desenvolvidas e algumas já estão em fase de conclusão. “As pesquisas estão trazendo resultados surpreendentes. O sisal é capaz de produzir novos produtos, como xampu contra caspa, remédio para doenças de pele, acaricidas e ração animal”, destacou o secretário, lembrando ainda que a fibra do sisal pode ser usada na indústria automobilística, nos eletroeletrônicos, em móveis e construção civil, além de servir para ração animal e produção de etanol.
Programação
8h – 8h30 – Recepção dos participantes;
8h30 – 9h – Tecnologias da Embrapa para cultura do sisal e estratégias para o reordenamento da produção na Paraíba;
9h – 9h30 – O sisal no mundo e na economia brasileira;
9h30 -10h – Lanche
10h – 10h30 – Atuação da Campol na organização da produção cooperativada para o mercado;
10h30 – Situação da comercialização da fibra do sisal na Paraíba;
11h – 11h30 – Reordenamento da cadeia produtiva do sisal na Paraíba;
11h30 – 12h – Debates e encaminhamento do plano de trabalho;
12h – 12h15 – Encerramento