As atividades pedagógicas do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram retomadas, na noite desta segunda-feira (25), com uma aula inaugural ministrada a 150 alunos do curso de habilitação técnica em radiologia. Até novembro, o órgão deve qualificar 300 pessoas em 15 turmas distribuídas nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.
A coordenadora do Cefor, Rita Pereira, lembrou que o curso se destina a qualificar as pessoas que já atuam no mercado e que não possuem o exercício da profissão regulamentado por lei. “É uma grande oportunidade que oferecemos a essas pessoas e a nossa expectativa é a melhor possível”, disse. As aulas serão ministradas no Cefor, que funciona no Complexo Hospitalar Juliano Moreira, e na Faculdade Santa Emília de Rodat, em João Pessoa, e na Escola Paulista de Enfermagem, em Campina Grande.
A diretora disse que a retomada das atividades do órgão representa uma importante conquista da atual gestão e uma demonstração de compromisso com as pessoas, sobretudo quando se está garantindo a possibilidade dessas pessoas concluírem seus cursos. “Vamos trabalhar a partir de agora para resgatar a credibilidade que o Cefor sempre teve”, assegura Rita Pereira.
O curso de habilitação técnica em radiologia foi suspenso no ano passado, pelo Ministério da Saúde em virtude dos desmandos administrativos praticados pela gestão anterior e denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF). O curso foi retomado, após publicação no Diário Oficial da União de extrato de aditivo renovando o convênio entre a SES e o Ministério da Saúde, no valor de R$ 2,024 milhões.
Assessoria de Comunicação da SES